Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Mauro Lopes
COLUNAS
Página: 1 de 1


Mauro Lopes
mauro@mvl.com.br

Um breve perfil... começando ainda bem jovem... com 16 anos ingressei no Movimento Estudantil (segunda metade dos anos 70), no início dos protestos contra a ditadura militar. Logo depois ingressei no Partido Comunista. Em 1978/79 participei da fundação do Centro Acadêmico Wladimir Herzog, na Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, e fui o primeiro presidente da entidade; pouco depois, participei da refundação da União Estadual dos Estudantes (SP), sendo eleito na chapa vitoriosa de sua segunda diretoria e da reorganização da UNE. Depois do tempo no Movimento Estudantil, em 1980 profissionalizei-me no Voz da Unidade, jornal então recém-legalizado, herdeiro do histórico Voz Operária, que teve vida clandestina por décadas. Uma atividade profissional-política intensa, de aprendizado e inserção. Foi fundamental para a etapa de vida que se abriria em 1986, com a entrada na Folha de S.Paulo.

Fundei MVL em maio de 1991. A empresa começou como uma gestora de situações de crise e foi ampliando aos poucos o escopo de sua ação. Gerimos crises de relevância como a do acidente do voo 1907 da GOL, em 2006,considerado case único de gestão de crise no setor aéreo. Ao longo de sua história, a MVL participou da construção de marcas relevantes, como Natura. É pioneira no uso radical das redes sociais para projetos de comunicação pessoa a pessoa em larga escala - como agência de comunicação das campanhas Marina Silva (2010 e 2014), tornou-se referência internacional. No ano de 2014, ano da Copa, realizamos um projeto de comunicação radical e multistakeholder durante a construção e o lançamento do Allianz Parque. Como agência de comunicação da Telefônica, temos realizado um projeto de convergência e busca de novas linguagens no ambiente digital, tanto na empresa como na Fundação Telefônica. 

Buscamos ao longo da história combinar o caminho da objetividade que marca a atividade empresarial com uma trilha de diálogo, subjetividade, identidade e relações de sentido. Na virada de 2014 para 2015 iniciamos uma revolução em nosso modelo de gestão para lançarmo-nos ao desafio de uma organização horizontal, sem chefes, sem hierarquias, sem pirâmides, organizada em círculos concêntricos e que se apresenta como uma comunidade de trabalho assentada em uma proposta de valor, solidariedade e partilha, Há tempos não me vejo mais com um "cargo" na MVL. Sou um agitador de nossa comunidade.

Também, desde a metade de 2014, iniciamos a busca por uma conversa aberta e transparente com todos que aceitam nossos convites constantemente renovados, usando como plataforma a página da MVL no Facebook. Desde 2012 a MVL integra o grupo Grupo Attitude.

Voltei à MVL em junho de 2013, depois de quase dois anos fora, no Mosteiro São Bento de Vinhedo e na Abadia Nossa Senhora da Assunção, em Itatinga.




O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.

Aberje Sumaré | Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - Próximo à Estação Sumaré do Metrô - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */