Neste período do ano estamos todos envolvidos, ou pelo menos expostos, às propagandas eleitorais. Todos os dias os candidatos a prefeito invadem os nossos aparelhos de TV falando sobre suas propostas, suas idéias, aquilo que pretendem fazer. Muito além do que eles dizem, sua comunicação não verbal também emite sinais a respeito deles, positivos e negativos, que nos impactam e geram reações em cada um de nós. Em alguns sentimos firmeza, coerência entre o que se diz e como se diz. Em outros, algo soa “falso”, parece que não combina, e nem sempre identificamos o que é que nos incomoda.
O fato é que a situação de exposição é sempre desconfortável: quem está exposto é o centro das atenções, e está sendo avaliado o tempo todo! Quando essa exposição acontece por meio da televisão, o impacto é muito maior, por causa do grande alcance; os detalhes ganham proeminência e a nossa percepção fica muito mais aguçada. É sem dúvida uma situação que exige preparo e muitos cuidados, desde a definição do texto, a escolha das palavras e a construção das frases, até o jeito como se vai falar.
Mas é no tempo curto de que cada candidato a vereador dispõe que se observa de modo mais evidente as grandes discrepâncias entre o verbal e o não verbal. Talvez pela pressa, talvez pelo despreparo com a situação de vídeo, se você olhar as propagandas com atenção verá um festival curioso de gestos desajeitados, olhares perdidos, posturas tortas... Fora as emissões gritadas, a articulação ruim, o padrão monótono... Com tão pouco tempo, fica muito mais presente a impressão que se tem a partir do comportamento geral do candidato, do que propriamente a mensagem dita!
Isso também se verifica nas situações de comunicação de nosso cotidiano. Essa impressão, que surge a partir do que dizemos, de como dizemos e do que o nosso corpo diz, tem um impacto imenso, e produz reações nas pessoas. Da mesma forma que você vai levar essa impressão em consideração para escolher o seu candidato nas próximas eleições, reflita e cuide da impressão que você está passando para os outros! Os candidatos eleitos vão governar por quatro anos... A sua imagem produz impressão a seu respeito, e reação a ela durante a vida toda, definindo e influenciando a sua história pessoal e profissional. Pense nisso!