Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Rodrigo Capella
COLUNAS


Rodrigo Capella
capella@interviewcomunicacao.com.br

@rodrigo_capella

Diretor da Interview Comunicação, empresa especializada em Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo, entre outros serviços. É autor do livro Assessor de Imprensa – fonte qualificada para uma boa notícia e também professor do MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital da UNA-BH e da pós-graduação em Comunicação Digital da PUC-PR. Ministra cursos e palestras sobre comunicação em empresas de diversos segmentos.

Sua empresa se comunica com os jornalistas pelas redes sociais?

              Publicado em 12/09/2013

O título deste artigo pode, em um primeiro momento, causar certa estranheza. Mas o fato é que, cada vez mais, o relacionamento entre empresas e jornalistas se apoia em plataformas digitais.

 
Dentro desse contexto as possibilidades são inúmeras, como, por exemplo, um veículo de comunicação seguir uma empresa no Twitter e redigir uma matéria com base no conteúdo da mensagem compartilhada.
 
Veja que interessante este caso da Microsoft: o Portal Imprensa, um dos mais conhecidos na área de comunicação, segue o Twitter da Microsoft e, ao saber do evento BrasilGov2.0, que aborda cidadania digital, fez uma matéria reproduzindo o próprio tuite da Microsoft como personagem principal do texto.
 
Outra ferramenta para se comunicar com grande eficácia com os jornalistas pelas redes sociais se chama release digital. Com esse recurso, as empresas podem compartilhar vídeos, podcasts, textos e, claro, seus perfis no Twitter, Facebook e demais redes. 
 
O release digital divulgado pela Coelba, maior distribuidora de energia elétrica do norte-nordeste do Brasil, para informar um novo modelo de conta de luz é um ótimo exemplo. 
 
Os casos da Microsoft e da Coelba confirmam um caminho que não tem volta: as empresas devem investir em uma comunicação digital com qualidade, impactando os jornalistas da forma correta e oferecendo informações completas. 
 
E sua empresa? Ela ainda não faz parte desse contexto?

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 3007

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090