Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Pollyana Ferrari
COLUNAS


Pollyana Ferrari


Pollyana Ferrari é escritora e pesquisadora em Comunicação Digital. Professora de hipermídia e narrativas transmídias nos cursos Comunicação e Multimeios, Jornalismo e na Pós-Graduação Strictu Sensu de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), todos ligados à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora dos livros “Jornalismo Digital”, ”Hipertexto, Hipermídia”, “A força da mídia social” e “No tempo das telas”. E instrutora da Aberje desde 2001. 

Nova revolução cubana

              Publicado em 07/01/2010

 

“Somos el estornudo de uma gripe que no deja de propagarse”, diz Yoani Sánchez, 34 anos, uma das principais protagonistas de uma revolução silenciosa que está tirando o sono do presidente cubano Raúl Castro. Em entrevista ao jornal El País, no último dia 04, Sánchez mostrou um pouco do dia-a-dia desses jovens cubanos, que como ela narram (pela rede) a repressão física e virtual que estão sofrendo pelo regime castrista.
 
A falta de visão do governo em relação à era informacional que vivemos, onde o público e o privado se juntaram é total. O governo restringiu a internet a residentes estrangeiros e funcionários de altos cargos governamentais, além de fomentar o surgimento de blogueiros “oficiais” como Miriam Celaya, autora do blog SinEVAsión, para confundir a população com informações forjadas e ainda chamar o movimento liderado por Sánchez de “ciberlacayos”. 
 
Em contrapartida, blogs como Penúltimos Dias e Desde Cuba narram em textos belíssimos as experiências diárias, por exemplo, de um menino de seis anos com a escola socialista, ou imagens de Havana no último dia de 2009. Claudia Cadelo, Yoni Sánchez e Reinaldo Escobar são exemplos de blogueiros que souberam usar a narrativa pessoal, remixada a vertente literária, com pitadas de ensaio político de uma forma primorosa.
 
A estratégia comunicacional dos irmãos Castro, que visa criar blogs oficiais para desmoralizar os independentes, só faz aumentar na rede a força das vozes contrárias ao governo. Voces Cubanas que começou com o relato pessoal de Sánchez, tornou-se um portal de blogs independentes com domínio registrado fora de Cuba.
 
Claudia Cadelo, 26 anos, autora do blog El octavo cerco, por exemplo, recorre algumas vezes aos amigos que moram fora da ilha: ela escreve os posts, coloca-os no correio e os amigos colocam na web. Vale a pena acompanhar suas vozes. É um ótimo exercício para percebemos como funciona o mundo atual. A blogosfera cubana está cada vez mais forte, mesmo com todos os bloqueios governamentais.
 

Yoani Sánchez entrevista o presidente Barack Obama. Imperdível!


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 4997

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090