Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Francisco Viana
COLUNAS


Francisco Viana
viana@hermescomunicacao.com.br

Jornalista, Doutor em Filosofia Política (PUC-SP) e consultor de empresas.

 

Mario Viana, lições de relacionamento

              Publicado em 29/01/2014
Partiu o profissional do diálogo. Aqueles que o conheceram e que, com ele, trabalharam, vão sempre lembrar da sua versatilidade e vasta capacidade de aproveitar lições de todas as tendências e escolas políticas para desembocar no oficio do relacionamento organizações-mídia, seu ofício permanente. Estava com 70 anos. Lutou bravamente contra um câncer fulminante, que o surpreendeu em plena atividade na cidade de Nova York, mas que não logrou, em momento algum, minar a sua permanente energia para realizar.   
 
Por toda a vida, esse ourives miraculoso do relacionamento procurou extrair efeitos práticos e voltados para soluções de problemas que brotavam como se fossem cascalho no cotidiano e que ele sabia transformar em gemas preciosas e faiscantes engastes de ouro. Trabalhava com método e dedicação. Era amante de Mozart, dos livros, da boa gastronomia e da democracia. A Comunicação para ele tinha a cor e a forma do relacionamento. 
 
Seu vasto e real universo de clientes, contatos, amizades, fontes e jornalistas permitiam que soubesse dos segredos dos bastidores, municiasse colunas em jornais e revistas, além de colocar aqueles que assessorava em posições vantajosas nas entrevistas.  Falava e escrevia em inglês como em português. Dedicava-se ao domínio dos recônditos segredos do que acontecia nas redações e nas empresas. Fez um trabalho ético e consciente. 
 
Da América para São Paulo
 
Mario Viana viveu dez anos nos Estados Unidos, onde trabalhou no Daily - Herald Telephone, em Bloomington, Indiana, e no Delaware State News, da cidade de Dover. Tornou-se uma referência para os jornalistas das nascentes editorias de economia, quando na década de 70, vindo dos EUA, passou a responder pela comunicação do Invest Banco, dirigido pelo então embaixador Roberto Campos. 
 
Com Campos, também, trabalhou no Banco União Comercial, desta vez em âmbito nacional. “Mario era objetivo, elegante e muito ativo”, lembra o comunicador Alberto Morelli, que trabalhava junto com Viana naquela época. Uma “época difícil” para o uso da palavra, como destaca Morelli, em que, por força da ditatura, a política tinha deixado de existir na mídia e o noticiário econômico, recém-nascido, servia de desaguadouro para as reivindicações empresariais. 
 
Mario gostava de planejar, fazer apresentações informativas, ser metódico, mas sua paixão era o relacionamento com os editores e repórteres de todo o País. A rede foi se ampliando aos poucos, em especial quando ele somou-se à equipe do ministro Hélio Beltrão na pasta da desburocratização e previdência social. 
 
O gosto genuíno pelo relacionamento abriu portas da sua própria agência de comunicação: primeiro a XYZ, que chegou a fazer parte da rede global de comunicação da Citigate Dewe Rogerson de Nova Iorque; e depois, a AllComm Partners Comunicação Estratégica.  
 
Foram anos e anos como empreendedor, fazendo evoluir a comunicação junto a muitas das maiores e mais importantes empresas brasileiras, suas entidades de classe e executivos, treinamento e formulação de estratégias nas mais diferentes frentes. 
 

O relacionamento sempre foi o seu ponto forte e fez girar o pêndulo da história desse comunicador pioneiro, que é um dos mais representativos no País, com expressiva repercussão como paradigma para as gerações futuras. Tenho justificado orgulho de ter sido seu amigo e, com Mário Viana (brincávamos dizendo que não éramos parentes, sempre que trabalhávamos juntos), muito ter aprendido.  


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 2517

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090