Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Renato Mugnaini
COLUNAS


Renato Mugnaini


Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, Pós Graduado em Consultoria em Internet pelas FASP, MBA em Marketing e Vendas pela FGV. Possui experiência de mais de 20 anos em propaganda, comunicação para web e planejamento de campanhas de Endomarketing. Atualmente é responsável pelas áreas de Marketing e Vendas da Seepix Digital. 

Conteúdo sem estratégia

              Publicado em 24/03/2016

As estatísticas por trás da melhora de experiência de consumo estão conduzindo a implementação de sinalização digital em pontos de venda, com 63%(*) das pessoas informando que a sinalização digital lhes chama a atenção e se for dada uma escolha, 42% preferem comprar em lojas onde há um monitor de vídeo. Mas o que se exibe é um conteúdo realmente preparado para esta finalidade?

A jornada da comunicação

Com o intuito de incrementar o envolvimento com o consumidor, empresas em várias indústrias estão disponibilizando conteúdos digitais. Um rápido passeio por shoppings centers nos mostra telas juntas, separadas, na vitrine, no caixa, com imagens de produtos que a loja não tem, com campanhas de estação em pleno mês das mães, com pen drive que queima, com tela desligada. No entanto, aquelas com visão de futuro se concentram na estratégia por trás do conteúdo, constantemente lembrando do porquê, do quando e de que forma ele deve ser entregue.

Poucas marcas pensam na jornada de comunicação das equipes internas e do trade, seja ele próprio ou terceiro. A campanha de mídia foi bem pensada mas o promotor de visual merchandising contratado pela agência de ativação desconhece tudo isso. Do lado tecnológico, para nossa sorte, os avanços técnicos estão tornando mais fácil do que nunca a entrega de estratégias de marketing personalizadas e eficazes ao consumidor ou diretamente na loja.

Há uma enorme quantidade de dados disponíveis, que podem ser integrados com TVs e smartphones fruto de transações diárias com consumidores e empresas terceiras. É a hora, então, de um importante integrante desta jornada se apresentar: a TI. São especialistas em processos e logo sinalizarão que um pen drive ou CD enviado no malote, por exemplo, é um modelo cheio de falhas. E ainda, apresentar uma série de informações sobre produtos e eventos com base em interações de consumo anteriores são fruto de intensa manipulação, armazenamento e gerenciamento de dados, mais uma vez, é coisa de TI.

Outra poltrona que tem dono certo é a logística, seja representada pelas equipes de distribuição, pelos promotores de vendas ou qualquer outro time de campo. Receber a estratégia, pelo canal adequado à sua dinâmica de trabalho a fim assimilar o mantra da marca:  personalidade e filosofia de uma organização.

Para um plano de comunicação eficaz, é necessário que a informação chegue da indústria até o cliente final, porém há muitos intermediários. Faz-se necessária a avaliação entre o investimento para fazer o produto chegar até um canal de vendas, o investimento para fazer com que o consumidor vá até um canal de vendas e o investimento em fazer com que os intermediários (rota/canal) entendam a proposta de valor da marca.

É muito dinheiro!

Confiar apenas em sinalização digital como uma plataforma salvadora é queimar este dinheiro. Vamos, em vez disso, incorporar uma estratégia de marketing mais ampla: com Comunicação para colaboradores. Ao empregar uma estratégia de marketing centrada no cliente, que está em linha com os objetivos de negócio, passamos a entregar propósito.

 

 

Fontes: (*)2016 http://www.digitalsignagetoday.com/; http://www.ericsson.com/thinkingahead/consumerlab/consumer-insights/10-hot-consumer-trends-2016; http://displaysolutions.samsung.com/resources/caseStudies - Intermarche Grocery Store - Transform Grocery Shopping with Digital Signage; http://risnews.edgl.com/retail-news/Top-5-Retail-Trends-to-Watch-in-2016103949; http://www.commercialintegrator.com/article/where_is_digital_signage_heading_in_2016


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 1030

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090