Passada a euforia da virada de ano, a tentação de esquecer os votos cuidadosamente feitos na noite de 31 de dezembro é grande. Afinal, a vida parece que volta ao ritmo normal, os novos projetos começam a rivalizar com a rotina e surge aquela dúvida: afinal, foi somente mais um mês do calendário que passou?
Como eu acredito no poder da renovação, e também que janeiro é um mês para, de fato, começar a construir o que foi pensado ou sonhado, invisto parte dos primeiros dias do ano considerando quais são os passos que vão permitir que a minha Wish List de Virada se transforme em realidade. E, normalmente, termino o mês com um Checklist para os desejos do ano, sejam eles pessoais ou profissionais.
O famoso Checklist é uma ferramenta bastante útil para qualquer planejamento (vale lembrar que raros sucessos acontecem sem planejamento). Partindo de um desejo, de um sonho, de uma vontade ou demanda particular, avaliamos cenários, possibilidades, forças, oportunidades, fraquezas, ameaças; imaginamos quais são os milestones que vão estabelecer as bases para o alcance desse sonho; que indicadores precisamos ter para avaliar se estamos na direção correta; compartilhamos e, sobretudo, deixamos isso registrado de alguma forma que nos lembre, de tempos em tempos, onde queremos chegar/ o que queremos alcançar. E, last but not least, preparamos o Checklist, ou seja, a lista de atividades ou tarefas que precisamos concluir para assegurar a entrega de cada etapa do nosso planejamento.
Como há aqueles sonhos que conseguimos concretizar pelo nosso próprio esforço, mas muitos outros para os quais precisamos mobilizar recursos e apoio, é fundamental pensar em quem pode estar conosco nessas iniciativas, afinal, como diz um ditado popular: “sozinho eu vou mais rápido, juntos vamos mais longe”.
O meu Checklist de 2014 já começou a tomar forma. E você, já pensou no que quer celebrar em dezembro?
Os textos que publico nesse espaço não podem ser considerados como opinião da C&A a respeito dos temas tratados.