Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Vívian Rio Stella
COLUNAS


Vívian Rio Stella


Graduada, doutora e pós-doutora em Linguística pela Unicamp. Pós-doutoranda do grupo Atelier Linguagem e Trabalho da PUC-SP. Diretora da VRS Cursos, Palestras e Coaching. Professora de cursos da Aberje. Professora de graduação da Unianchieta e de cursos de extensão da Unicamp. Desenvolve materiais didáticos para cursos presenciais e a distância e é colunista do Portal Santander Empreendedor. Atua como Personal and Professional Coach e como professora de cursos empresariais, nas áreas de Comunicação, Liderança e Educação. Atendeu diversas empresas, entre as mais recentes, destacam-se: Alcoa, Buscapé, Embraer, Holcim, IESS, Johnson & Johnson, Kimberly-Clark, Mahle, Manetoni, Nespresso, Novartis Biociências, Syngenta, Tetrapak e Volkswagen. 

Lista de ano novo apenas com o que você ama, quer, sabe e precisa fazer

              Publicado em 01/02/2016

Com a chegada de um novo ano, é comum as pessoas listarem objetivos como forma de organizar os planos e de se comprometer para concretizá-los. Mas é igualmente comum ouvir depoimentos como “até faço uma lista, mas nunca cumpro nada”, “revi a lista e muitas coisas não faziam mais sentido”, “muitas coisas não dependiam só de mim”, “deixei esse plano pra depois”.

Por isso, proponho que, neste início de 2016, você faça uma lista diferente.

Escreva em uma folha de papel ou em uma nota no Ipad todas as atividades cotidianas ou, se preferir, aquelas mais relevantes – você pode pensar na sua vida pessoal, profissional ou em ambas.

Agora, categorize-as da seguinte forma:

  1. Quais você ama fazer e faz bem
  2. Quais você ama fazer, mas não faz bem
  3. Quais você não ama fazer, mas faz bem
  4. Quais você não ama fazer e não faz bem

Essa categorização é fundamental para:

  1. identificar seus potenciais, concentrar seu tempo e sua energia nessas atividades para concretizar seus sonhos e planos;
  2. detectar habilidades a serem desenvolvidas para você desempenhar com mais eficácia as atividades que ama. Pode ser fazer um curso de atualização, ir a um evento sobre o tema de seu interesse, participar de um grupo de discussão na internet.
  3. identificar atividades delegáveis, especialmente as que você não ama fazer e não faz bem. Por que continuar povoando sua agenda com esse tipo de tarefa? Às vezes nos desgastamos fazendo algo pouco prazeroso e que demandaria uma melhor capacitação para realizá-la corretamente. Praticar esse desapego é extremamente útil.
  4. Perceber que há tarefas que você desempenha muito bem, mas demandam muito de sua energia, disposição e vitalidade. Se não for possível delegá-las, porque seu chefe, por exemplo só confia em você, procure diminuir o tempo que usa de sua agenda para desempenhá-las ou mentalizar o lado bom de ser expert nessa atividade e abstrair que não gosta tanto assim dela.

Só depois de fazer essa reflexão recomendo elaborar uma lista de planos para o novo ano. Muitas vezes, em vez de decidir por uma mudança de carreira, o profissional decide fazer um MBA; em vez de continuar sem perspectivas na empresa, ele decide empreender; em vez de ter uma agenda tomada de reuniões, ele passa a conduzir melhor as reuniões e otimizar seu tempo e o da equipe.

Faça esse exercício e você terá um plano para 2016 mais concreto, atingível e fruto do que você ama, quer, sabe e precisa fazer. 


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 853

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090