Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Ricardo Sales
COLUNAS


Ricardo Sales
ricardodesales@gmail.com

Relações-públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, tem especialização em Comunicação Institucional e atualmente cursa mestrado no programa de Ciências da Comunicação da ECA/USP, onde desenvolve pesquisa sobre cultura organizacional e gestão da diversidade no ambiente de trabalho. É consultor de comunicação e exerce atividades nas áreas de comunicação institucional, relacionamento com a imprensa e sustentabilidade.

 

Diversidade na pauta

              Publicado em 20/05/2015

Introduzir as discussões sobre diversidade no trabalho nem sempre é fácil, e o tema pode enfrentar algumas resistências, sobretudo em organizações com cultura mais fechada ou muito tradicional.

As chances de sucesso, porém, são grandes se o compromisso com um ambiente mais plural, representativo das variedades de gênero, cor, orientação sexual e restrições físicas ou mentais existentes no mundo, estiver na pauta dos comunicadores e sobretudo na da alta administração.

É o que aponta estudo realizado na América Latina pela consultoria McKinsey sobre gênero e representatividade da mulher no trabalho.

As empresas que conseguem implementar o maior número de ações são as que colocaram a questão da diversidade no seu top 3 de prioridades. As que elegeram o tema como uma de suas dez maiores preocupações vêm na sequência, tendo conseguido realizar o triplo de medidas que aquelas que não têm o assunto na sua agenda estratégica.

No Brasil, segundo o relatório PwC Global 2015, 75% dos CEOs têm uma estratégia para diversidade. Mas e a comunicação, está inserida nesta conversa?

Tão importante quanto o respaldo do board da empresa é a comunicação interna incluir o assunto em sua pauta, a partir da divulgação e incentivo ao uso de benefícios, conscientização para a importância do tema e ações educativas com objetivo de revisar crenças.

Celebrar as datas comemorativas é um bom começo. Por exemplo, você sabia que 28/6 é o Dia Internacional do Orgulho Gay, 21/9 o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes e 20/11 o Dia da Consciência Negra?

Que tal aproveitar esses momentos e mobilizar a organização para discutir diversidade e inclusão no ambiente de trabalho?

Pode-se convidar alguém para falar com os funcionários, desenvolver em parceria com o RH um treinamento de sensibilização para o tema, estimular que algum colaborador escreva artigo para a intranet ou, quem sabe, tudo isso ao mesmo tempo, na forma de uma Semana da Diversidade.

O que não pode é nós, comunicadores, ignorarmos um assunto cada vez mais presente no dia a dia das organizações e que segue tão relevante para a sociedade brasileira.


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 1685

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090