Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Leny Kyrillos
COLUNAS


Leny Kyrillos


Fonoaudióloga pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa, Mestre e Doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo. É comentarista da coluna semanal Comunicação e Liderança na rádio CBN. Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Professora convidada do Curso de Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.

É coautora dos livros Voz e Corpo na TV – a fonoaudiologia a serviço da comunicação (editora Globo – 2003) e Comunicar para liderar (editora Contexto - 2015); organizadora dos livros Fonoaudiologia e Telejornalismo (editora Revinter – 2002, 2003 e 2004) e Expressividade (editora Revinter – 2004), além de autora de várias publicações científicas, nacionais e internacionais. 

Ainda participa da consultoria e assessoria de comunicação de diversas empresas, instituições financeiras e políticos e é responsável pelo atendimento a profissionais de rádio e televisão.

A lição das manifestações

              Publicado em 23/03/2015

Impressionante a forma como as pessoas estão se engajando e indo às ruas, manifestando sua insatisfação e a vontade de mudar o País. Esse é um processo crescente, que evoluiu e foi se intensificando, atingindo cada vez um maior número de pessoas. No domingo, dia 15/03, foi surpreendente!

O curioso é que havia vários grupos. Em alguns se ouvia a voz da indignação, em outros a da revolta, em outros ainda a alegria, a euforia pelo engajamento! E era justamente a voz que identificava e chamava a atenção para a emoção que aquele grupo representava.

O comportamento observado nas massas é muito interessante. Contagia os outros. Pessoas passam a assumir atitudes coletivas, independentes de suas características individuais. Gritos de guerra passam a ser repetidos e repercutidos praticamente sem controle, numa intensidade crescente, em uníssono, e de repente, o que se vê é um bloco homogêneo, com gestos, palavras e movimentos iguais! Freud já estudava esse fenômeno e fez várias publicações sobre o assunto.

A observação desse fenômeno tem muito a nos ensinar sobre a nossa comunicação. Comunicação igualmente contagia! É muito comum sairmos de casa felizes e bem humorados, assobiando... E de repente somos fechados por um maluco no trânsito, que canta pneu e nos xinga, muito raivoso! Acaba aí o nosso estoque de boa vontade. A emoção colocada na comunicação do outro nos atinge diretamente. Como é bom estarmos junto daquela pessoa especial, sempre feliz e sorridente! Como é ruim conviver com o sujeito mal humorado... Parte importante disso tem sua explicação na teoria dos neurônios espelho. Mas o que quero destacar aqui é a importância de você conhecer esse fato, e utilizá-lo a seu favor.

Em primeiro lugar, procure trazer para você a autonomia de influenciar o outro. Receba com aquele sorriso matador o colega que vem falar sobre algo mais delicado. Demonstre interesse genuíno, olhando nos olhos e voltando o seu tronco para aquele outro que vai te contar uma história difícil. Assuma em você o clima que você quer passar!

Mantenha-se centrado no seu equilíbrio sempre, fique atento para identificar a emoção do outro, e assim negar-se voluntariamente a compartilhar dela, se for ruim.  Atenção com o chefe raivoso, que já chega gritando e se torna capaz de trazer à tona o pior de nós. Cuidado com o contágio! Mas se o clima for de bom humor e alegria, deixe-se levar! Afinal de contas, o que é bom e nos faz bem, quanto mais contagiante melhor!!!

Pense sobre isso, observe com critério o ambiente ao seu redor e seja proativo em relação a tudo que o cerca. Autonomia exige responsabilidade, mas é tudo de bom!


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 911

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090