Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Carolina Avellar
COLUNAS


Carolina Avellar


Jornalista e Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pós-graduada em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP e especialista em Comunicação Corporativa, Publicitária e Política pela Universidad Complutense de Madrid/Espanha. Com mais de 12 anos de experiência na área de Comunicação, já atuou como cliente, assessora de imprensa e repórter. É mestranda em Comunicação pela ECA/USP e desde 2011 coordena a área de imprensa e gestão de crises da Bunge Brasil. 

Todo dia ela faz tudo sempre igual... Já se perguntou por quê?

              Publicado em 21/06/2015

Intransigente, intolerante e impaciente. Você usa um desses adjetivos para descrever algum colega? Ah, ele não tem culpa… Parece simples, mas a flexibilidade é uma característica que exige muito treino e disposição. Ainda mais nesse mundo bem maluco, que coloca nossa sanidade à prova, o tempo todo. Na era da comunicação instantânea, essa é uma habilidade em extinção.

No trânsito, na fila do supermercado, no estádio de futebol, no elevador, no estacionamento… Quantas vezes você e eu já nos vimos agindo sem a menor vontade de ser flexível. E não estou falando apenas de gentileza.  Ser gentil e educado é parte do processo. Refiro-me àqueles cinco minutos que você não está disposto a ceder. Percebeu? Mas, claro, sempre vai existir uma razão para isso. As justificativas não faltam.

No fundo, no fundo, a flexibilidade é uma marca dos líderes de verdade. Só porque encontrar uma pessoa 100% flexível o tempo todo é, no mínimo desafiador, para não dizer quase impossível! Talvez por isso, Ken Jacobs tenha incluído a flexibilidade na sua lista de 7 habilidades que os líderes da área de comunicação precisam para ter sucesso.  Ele diz que negócios pressionados e clientes exigentes irão aumentar a necessidade da flexibilidade, ao longo dos próximos anos.

Saber que pode haver uma nova forma de fazer o mesmo, questionar, buscar outro ponto de vista ou sugerir uma nova abordagem serão comportamentos-chave para o líder do futuro. E, como disse antes, isso requer treino, experiência, vontade. Ninguém disse que seria fácil. Então, comece se perguntando: “por que você faz tudo sempre igual”?

Mais do que isso, a flexibilidade é essencial porque ela ajuda a reconhecer as mudanças, antes mesmo que elas aconteçam. Líderes precisam estar abertos para novos jeitos de fazer. Assim, eles poderão amplificar os resultados e deixá-los sempre um passo a frente dos outros. Sim, os outros são aqueles do grupo dos “ins”... Intransigentes, intolerantes e impacientes. Mas esse não é o seu caso! ;o)


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 1911

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090