Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Carina Almeida
COLUNAS


Carina Almeida


Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica no Rio de Janeiro. 

É Sócia Diretora da Textual, onde lidera há 20 anos projetos de comunicação com imprensa e outros públicos estratégicos, inclusive no exterior. Vários desses projetos renderam à Textual 26 prêmios, entre eles, 23 edições do Prêmio Aberje.


Créditos da foto à Evandro Teixeira.

No reino do conteúdo, quem tem credibilidade é rei

              Publicado em 09/09/2014

Na última década, o consumo de internet pelos jovens brasileiros cresceu 50%. Segundo a pesquisa Jovem Digital Brasileiro, divulgada recentemente pelo Ibope Media, a nossa garotada vai à web para se informar muito mais do que para se entreter (77% contra 67%).

E o jornal, seguido da internet, surge como principal meio de informação dessa turma. 

Outro levantamento, feito a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República no fim do ano passado, também apontava o meio jornal como o de maior credibilidade entre seus leitores na comparação aos demais: 53% das pessoas confiam sempre ou quase sempre nas informações dos jornais. E, de acordo com o Instituto Marplan, 62% dos leitores de jornal dedicam atenção exclusiva à sua leitura.

Todos os números comprovam, mais uma vez, que a informação de qualidade, referenciada pela apuração e checagem dos grandes veículos, continua reinando absoluta. Mesmo que lida em múltiplas telas, embalada cada vez mais em formatos multimídia e consumida também a partir do compartilhamento das mídias sociais, a informação com nome e sobrenome de credibilidade tem se mostrado soberana. Afinal, em meio ao tiroteio de dados que nos atinge diariamente, continuamos em busca de quem nos ajude a interpretar, contextualizar e "amarrar" as várias pontas para o desenho dos cenários. 

É claro que a variedade de fontes é extremamente positiva para todos nós, cidadãos, mas acabou gerando uma nova "concorrência" para os meios de comunicação. E, diante disso, o jornalismo tem buscado caminhos para se renovar e encontrar modelos que mantenham o negócio sustentável. 

Mas, como cidadã e líder de uma empresa de comunicação corporativa, fico muito feliz ao ler esses números que atestam a renovação da força do conteúdo de qualidade, especialmente aquele gerado com o selo e a chancela de IMPRENSA. 

Vale lembrar que, não faz muito tempo, quando a internet começou a mostrar de fato ao que veio, havia gente que pregava o fim do jornalismo e dos meios de comunicação... Num mundo de maior exposição e transparência, cabe tudo, junto e misturado! 

Mas também nesse mundo, quem tem credibilidade é rei. 

Viva o Rei!


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 2018

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090