Duas disciplinas que se complementam, mas não são a mesma coisa e em muitas empresas ainda é necessário dar clareza quanto aos diferentes papéis.
Vejamos, o profissional de marketing estuda o mercado, cria estratégias, com objetivo de satisfazer os desejos e as necessidades do consumidor, bem como obter os melhores resultados para a empresa. Envolve desde a logística até a definição do preço e deve tornar claro os benefícios de um produto ao público-alvo, ou seja, deve entregar uma proposta de valor ao cliente.
A Comunicação Empresarial ou Institucional, compreende uma atividade sistêmica, de caráter também estratégico, que tem o objetivo de formar ou reforçar a imagem positiva de uma empresa, bem como a atuar no campo da reputação, junto dos seus vários públicos de interesse, sendo um deles também o cliente. A Comunicação traduz o que a empresa faz, o seu propósito, esclarece e dá sentido para as ações de Marketing neste contexto maior. Portanto, ela deve fazer parte das estratégias de Marketing. Então, já percebemos uma diferença, mas também uma complementariedade.
Não havendo conflito de escopos, acredito que o trabalho do Marketing e da Comunicação, deveria ser pautado pelo entendimento mútuo de que a soma das expertises traz resultados ainda mais positivos para uma empresa. Cada qual tem o seu papel específico dentro das organizações, e trabalhando juntas, de forma harmoniosa, capitalizando ao máximo os esforços na busca por soluções de comunicação integrada e sabendo que os objetivos empresarias perseguidos por ambas não são, de forma alguma, antagônicos ou excludentes, os resultados positivos são uma certeza.
Como iniciei a minha carreira em marketing, identifico muitas possibilidades a partir dessa complementariedade. Com os desafios presentes em nosso mercado, a premissa é - sem dúvida - somar esforços para melhor eficiência e efetividade da comunicação num contexto mais amplo.