O mundo globalizado exige rapidez e assertividade. Como assegurar que os objetivos empresariais, bem como os resultados operacionais sejam atingidos com sucesso em mercados cada vez mais competitivos e em constante transformação?
Hoje, mais do que nunca, a comunicação exerce um papel estratégico nas organizações e contribui, assim como qualquer outra área, para o alcance dos resultados esperados.
Sabemos que as informações devem fluir em todos os níveis de forma clara, objetiva e com o significado adequado. Porém, o mais importante é saber contar as histórias que permeiam uma empresa, para que os colaboradores possam “conectar os pontos” e entender o propósito maior do que fazem. Somente assim, haverá o engajamento em busca de algo comum. São os colaboradores, que movimentam as empresas rumo ao alcance dos objetivos acordados com os acionistas. Este público espera respeito, que pode ser traduzido como transparência, troca e coerência entre o discurso empresarial e as ações executadas.
Compartilhar informação, ou contar histórias, pode ser um diferencial neste cenário. No entanto, nem sempre as empresas percebem com facilidade o real significado desta troca, ou seja, de que se chegará ao alvo com mais rapidez, menos dispêndio de energia e custo, se as pessoas souberem e entenderem o propósito que as fazem seguir juntas para um determinado rumo.
Diante deste cenário, o desafio é fazer da comunicação a “ponte”. O profissional de comunicação deve entender profundamente o contexto no qual o seu negócio está inserido, a estratégia da empresa, variáveis, trabalhar em sinergia com todas as áreas etc. Porém, mais importante e essencial é ter o “conhecimento humano” e isto significa entender as pessoas, as diferentes percepções, reações, ser capaz de traçar cenários a fim de transmitir as mensagens em alinhamento com a estratégia, os valores e os princípios organizacionais.
Ter esta visão mais holística, cultivar relacionamentos internos e externos (networking), aliando tudo isto à sensibilidade - que parece ter sido deixada de lado ultimamente - no meu entendimento é o que permite ao profissional de comunicação ser capaz de contar excelentes histórias com coerência e, principalmente, com uma boa dose de emoção.
Ajudar os colaboradores a “conectar os pontos”, mais do que nunca, é fator fundamental para as empresas possam apresentar resultados mais sustentáveis no longo prazo e a comunicação tem a expertise para contribuir neste contexto.