Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Mauricio Felício
COLUNAS


Mauricio Felício
contato@feliciocomunicacao.com.br

Sócio Presidente da Felício Comunicação, atua em consultoria, gestão e treinamento em comunicação empresarial e Business Intelligence. Formado em Relações Públicas pela USP, onde atualmente participa do programa de mestrado e é Professor conferencista para a graduação, com MBA em Gestão de Comunicação e Marketing pela mesma instituição (USP em parceria com a Florida University)."

 

Na hora certa

              Publicado em 12/09/2013
Cada profissional tem seu momento do dia em que percebe sua curva de produtividade e atenção aumentar. Já sabemos que isso é algo extremamente normal e fisiológico. 
Um passo básico para evoluir seu desempenho é identificar os seus melhores horários e alocar as atividades mais importantes nesse período do dia.
Com isso você não desperdiça o seu tempo mais qualificado com as demandas repentinas. De tão basal, parece simples seguir essa orientação, mas não o é, principalmente hoje em dia. Quantos minutos extremamente qualificados você perde por dia lendo seus e-mails? Quanto tempo de alta produtividade não é subutilizado em reuniões longas, em ligações telefônicas não programadas, em olhadas rápidas no Facebook?
Começou a ficar um pouco mais claro como os diversos fatores que demandam nossa atenção ao longo do dia podem desconstruir uma agenda eficaz com extrema facilidade.
Então você já está se preparando para começar a alocar as tarefas mais enfadonhas no horário de extrema produtividade. Se sim, pare agora. A alta produtividade é para os assuntos mais importantes. Bom, se as atividades mais importantes precisam estar alocadas nos momentos de alta produtividade, significa que você deve se programar para estar em contato com seu time justamente nas horas de maior eficiência. 
Se você achar que o momento eficaz será mais útil para produzir coisas e não para gastar tempo falando com pessoas da sua equipe, infelizmente sou obrigado a lhe alertar. Sua régua de importância precisa ao menos de uma revisão. Mas se você pretende se tornar o líder real de sua equipe, já está suficientemente óbvio que esta conquista demandará muito esforço qualificado.
Sabemos bem que os entraves surgirão. Reuniões importantes fora de nosso momento ótimo ou, também, as demandas inadiáveis justamente no horário que havia programado para dialogar com a equipe. Tudo bem, nossa vida não é maquinal e precisamos saber lidar com as contingências em trabalhos dinâmicos. Mas quais os benefícios, já que sabemos de pronto que nem sempre nossa agenda vai se concretizar exatamente como planejamos? Estaremos mais atentos às necessidades da equipe, gerando maior entendimento sobre todo o grupo, favorecendo a integração consciente, reduzindo o desgaste em momentos de crise ou durante projetos muito longos, aumento do sentimento de pertencimento. Sem contar que você deixará de ser o gestor/chefe de sua equipe para se tornar o líder. Mas falaremos sobre lideranças paralelas no próximo artigo. 
Até lá, exercite o planejamento de suas melhores horas para atuar sobre o fator mais importante para qualquer equipe, as pessoas.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 4221

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090