Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Carolina Soares
COLUNAS


Carolina Soares
carolina@aberje.com.br

Relações-públicas, mestranda em Comunicação pela ECA- USP e coordenadora da Área Educacional da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Desconectar para conectar

              Publicado em 04/09/2013

Sair de casa sem carteira e documentos, tudo bem, mas no dia que percebi que tinha esquecido o celular, voltei para buscar. Parece um caminho sem volta. As mídias sociais e os smartphones nos deram uma nova vida social (ou antissocial?). Da mesma forma que nos conecta com o mundo, trazendo informações úteis, seja de trabalho, diversão ou uma simples busca, viramos reféns da tecnologia.

Faça um teste: fique cinco minutos sem usar seu smartphone e repare à sua volta a quantidade de pessoas usando. No restaurante, em rodas de amigos, festas, ambientes de trabalho; por todos os cantos notará pessoas desconectadas do mundo ao seu redor. Nem mesmo os noivos precisam aguardar ansiosos as fotos de seu casamento. Antes de dizerem “sim”, todos os amigos já viram centenas de fotos nas redes sociais.

Com mais de 19 milhões de visualizações em uma semana, o vídeo “I Forgot My Phone” relata o isolamento de uma pessoa sem smartphone em uma sociedade viciada conectada freneticamente, querendo registrar cada momento da vida e muitas vezes esquecendo todas as coisas boas e o mundo que existe “lá fora”. 

Certo dia, uma amiga me disse: “Não preciso disso; jamais terei um celular como esse. O meu, nem joguinho da ’cobrinha’ têm, e só uso mesmo para telefonar, quando preciso”. Até o dia em que esse celular, que realmente nem jogo da cobrinha e câmera tinha, pifou, e essa amiga trocou por um smartphone. Já era! Na próxima balada, lá estava ela, twitando enquanto dançava na roda de amigos.

Às vezes me pego rindo sozinho quando meu pai, que sempre me criticava que eu não “saía do celular”, me chama no WhatsApp para dar algum recado e, por alguns (bons) segundos, vejo na tela:

     Pai digitando...
     Pai digitando...
     Pai digitando...
     Pai digitando...
     Pai digitando...
     Pai digitando...
     Pai digitando...
     Pai digitando...

- Oi, filho, td bem?

Você conseguiria passar um final de semana desconectado?  Tenho o privilégio de ter amigos com trinta e poucos anos sem celular. E sobrevivem muito bem. Que tal fazer essa experiência de ficar um dia, um final de semana e quem sabe, uma semana inteira sem usar seu smartphone? Estou pensando em tentar, mas confesso que já estou pensando em quem poderá registrar tudo o que fiz nessa semana para depois eu postar no Instagram.


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 3300

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090