Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Rosana Dias
COLUNAS


Rosana Dias


Jornalista formada pela PUC/SP, tem atuado como profissional em redação e na área de comunicação corporativa das empresas. Foi repórter na revista Exame e no jornal Folha de S.Paulo. Na área de comunicação corporativa, tem experiência profissional em empresas como Grupo Pão de Açúcar, Fiat Automóveis, TV Globo e Embraer.
Na área acadêmica, possui MBA Executivo em Administração pelo IBMEC/SP, MBA de Gestão de Negócios Internacionais e e-business pela FAAP, e uma pós-gradução em jornalismo na Thompson Rivers University, no Canadá.

Favor colocar a neve no checklist

              Publicado em 09/02/2010

Com a mudança climática no mundo, fazer um evento que depende da meteorologia está se tornando cada vez mais desafiador. Os organizadores das Olimpíadas de Inverno 2010, que acontece neste mês de fevereiro em Vancouver, Canadá, sabem bem o que é isso. E não poderia ter acontecido pior: a falta de neve num evento focado em esportes no gelo. A cidade-sede, localizada na costa oeste, está tendo um dos seus invernos mais quentes de todos os tempos.

Desde o início de janeiro, notícia pior para os organizadores era  saber que o termômetro ia subir no dia seguinte. A mídia local, que vem dando bastante espaço ao evento, começou a mostrar imagens das montanhas onde vão acontecer as competições, com “buracos” negros e não mais branquinhas de neve como deveriam estar. Até a moça da previsão do tempo começou a falar que o termômetro estaria a dois digitos positivos “infelizmente”.

O foco na falta de neve continuou e foi divulgado que estava sendo adotado um  plano B. Começaram a movimentar as quantidades de neve com caminhões e guindastes de outras partes da montanha para o local das competições. Trouxeram fenos de capim para “fazer volume” e colocar a neve por cima. Tudo com tomadas aéreas das tevês locais. Até um novo personagem, a “mother nature” ou mãe natureza começou a aparecer com frequência no noticiário.

Na primeira semana de fevereiro, a situação piorou. As tevês flagraram caminhões nas estradas, levando neve de regiões até duas horas de distância do local. Outra cena comum: helicópteros transportando neve em caçambas aéreas. O assunto estava nas fronteiras canadenses até que, na primeira semana de fevereiro, o apresentador David Letterman, da rede Americana CBS, entrevistou o snowboarder americando medalhista de ouro Shaun White. Naturalmente que a falta de neve virou piada.

A melhor lição é de que, num mundo tão imprevisível, o tempo, a mãe natureza ou que nome tenha, tem obrigatoriamente de estar logo no início do checklist.


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 2757

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090