Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Mauricio Felício
COLUNAS


Mauricio Felício
contato@feliciocomunicacao.com.br

Sócio Presidente da Felício Comunicação, atua em consultoria, gestão e treinamento em comunicação empresarial e Business Intelligence. Formado em Relações Públicas pela USP, onde atualmente participa do programa de mestrado e é Professor conferencista para a graduação, com MBA em Gestão de Comunicação e Marketing pela mesma instituição (USP em parceria com a Florida University)."

 

Faça seu ano novo ainda melhor!

              Publicado em 01/01/2010

No começo de cada ano, uma legião vai à praia, pula algumas ondas, come lentilha, faz inúmeras simpatias e pede paz, prosperidade e saúde para si e para os outros.

Em diversas partes do mundo, são inúmeros os pedidos e as promessas de ano novo. Alguns tão profundos como os ideais da Revolução Francesa, outros mais temporais, como ganhar na Mega-Sena ou ter um novo amor.

Por mais que pareça, estes não são pedidos estritamente pessoais. Ou ao menos não deveriam ser.

Todos nós, como profissionais, desejamos ter liberdade de expressão, igualdade de oportunidades e fraternidade em nosso trabalho. Quantos de nós, ao chegarmos em casa, não dizemos com orgulho que trabalhamos para oferecer, com nossos produtos ou serviços, mais saúde, alegria e conforto para as pessoas?

Nas empresas não somos obrigados a ganhar na Mega-Sena, mas somos cobrados por resultados. E os comunicadores não pedem novos namoros, mas são responsáveis por promover um relacionamento cada vez mais positivo entre a empresa e a sociedade.

Mas as empresas não podem pular ondinhas. Então o que fazer para propiciar um ano novo com muitas realizações, com mais humanidade nos negócios e ainda assim com bons resultados?

Tenho dois bons exemplos empresariais que mostram como nossos pedidos e nossas promessas não precisam salvar o mundo de uma só vez, mas podem gerar boas ações ligadas ao nosso negócio.

O primeiro, um exemplo brasileiro, protagonizado pela empresa Arcor, que comercializa um doce em formato de tartaruga chamado Tortuguita. Ao comprar uma Tortuguita Tamar, parte dos valores é destinado ao projeto Tamar, que há anos ajuda na proteção e recuperação da população de tartarugas marinhas na costa brasileira.

O segundo exemplo é da empresa Levi’s, que inseriu a seguinte frase na etiqueta de suas camisetas para estimular a doação destas camisetas quando elas não forem mais necessárias para quem as comprou: Donate to goodwill when no longer needed and care for our planet.

Com estes dois casos, vemos que não precisamos levantar bandeiras insustentáveis, mas é necessário e plausível que utilizemos ssos recursos para gerar, com nossas ações, retornos ainda melhores para a sociedade.

E entender o motivo pelo qual estas campanhas são extremamente positivas é simples, pois além de serem iniciativas de cunho sócio-ambiental, ambas têm profunda ligação com os produtos em questão.

Por isso, busque nos seus produtos e serviços a melhor forma que sua empresa tem de unir o seu negócio a ações fraternas.

Este é meu desejo de ano novo a todos. Que sejam bons profissionais para suas empresas e melhores ainda para a sociedade que as suporta.

Com isso, deixaremos de distribuir verbas para abater dos impostos e passamos a empregar recursos de modo mais condizente com nossas ações, missão, visão e valores, de fato.

Desnecessário dizer que há outros tantos exemplos de ações como estas. Então para aqueles que já realizam boas práticas sociais, parabéns.

Que as ações empresariais deste novo ano sejam ainda mais consistentes e cada vez menos como os lindos e efêmeros fogos de artifícios da virada. É nosso papel colorirmos nossas ações, darmos brilho a elas, suportar a esperança, mas também materializá-las.

Boa sorte, bom ano a todos e meu sincero agradecimento à ABERJE e a todos os seus membros e leitores pela oportunidade de estar em contato com vocês e aprender mais a cada dia com este nosso diálogo.


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 2381

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090