As marcas como geradoras de conteúdo
A geração de conteúdo pelos usuários é um sinal evidente da desconstrução do papel central dos veículos tradicionais como únicas fontes de conteúdo no campo da comunicação. Mas não é só o usuário que tem o poder da sua voz aumentado neste novo cenário. As marcas também buscam se reinventar e passam a gerar conteúdos interessantes, estratégicos e relevantes, sem depender totalmente dos antigos veículos.
Vídeo, impresso, web - o meio não é uma barreira. Cada vez mais os multimeios podem potencializar a materialização das estratégias de comunicação das marcas. Coerentes com esta forma de comunicação, que dispensa longos discursos e busca a conexão com o público através de conteúdos relevantes e preocupados com o entretenimento, resolvemos partir para a prática.
Listamos abaixo cinco experiências com objetivos e características bem diversas, mas que partem da mesma ideia: a marca que não fala só de si, que abre a cabeça para outros formatos e toma para si o papel de estúdio e de produtora de conteúdo.
Filme de ficção, documentário, animação, vídeo interativo e até o velho zine impresso - formatos que não costumam estar no manual da comunicação corporativa, mas que podem contribuir com ela mais que se imagina.
Vale ressaltar a importância de um trabalho integrado com os tradicionais campos de atuação da empresa (Assessoria de Imprensa, Publicidade, etc), até porque estes conteúdos precisam de ativação e, acima de tudo, alinhamento com o planejamento da empresa.
Honda - Mobility 2088
Este documentário faz parte da série The Power of Dreams - Dream The Impossible, da Honda. Pensadores de dentro e fora da empresa, de engenheiros a escritores, são convidados a imaginar como será a mobilidade do ser humano em 2088. O resultado, além de tocante e esteticamente agradável, consegue comunicar com eficácia o atributo de visão de futuro da companhia.
www.dreams.honda.com/#/video_mo
Adidas - Impossible is Nothing
O conceito aqui é parecido com o "Dream the Impossible" da Honda. A captação de depoimentos reais, desta vez de heróis do esporte, associado à animação baseada nos traços dos próprios personagens, dão à série, que pode ser assistida tanto como vídeos separados quanto como uma série linear, um caráter humano que não se costuma ver na publicidade atual.
http://www.adidas.com/campaigns/iin/content/brand.asp?adidas_cc=br
Coca-Cola - Abra a Felicidade
Esta é uma experiência mais recente, feita em parceria pelas agências Gringo e Colmeia, para a Coca-Cola. A ação parece nonsense: abrir garrafas de refrigerante com objetos incomuns, de um anão de jardim a uma bandeja de gelatina, tudo isso mediado por um robô. O resultado é no mínimo curioso. Explorar o conceito, a interação e as fronteiras da tecnologia são tarefas essenciais para uma marca que quer se manter antenada.
http://desafio.cocacola.com.br/abraafelicidade/desafio/
Koni Store - Koni Zine
O fanzine, ou zine, foi um veículo fundamental na disseminação da cultura alternativa nos anos 70 e 80. Quem diria que, em 2009, uma rede de restaurantes pudesse se apropriar do formato de maneira tão simples e eficaz? A ação é restrita, a empresa não é grande, mas o simpático e bem-produzido Zine da Koni Store sobre cultura e comportamento chama atenção justamente por isso: não é preciso ser uma mega empresa para gerar seu conteúdo e se diferenciar.
Leia em: www.konistore.com.br (ou melhor, pegue seu exemplar nas lojas)
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