Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Tatiane Ribeiro Lima
COLUNAS


Tatiane Ribeiro Lima
tatirlima@gmail.com

Tatiane Ribeiro Lima é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e tem MBA em Gestão da Comunicação pela Aberje ESEG. Observadora inquieta, é apaixonada pelos bastidores e por ajudar empresas e pessoas a contar a sua história. Escreveu para publicações como a Superinteressante e Revista da TAM e já trabalhou para companhias de pequeno, médio e grande porte em projetos que envolviam de IPOs e campanhas de guerrilha a  Defesa do Consumidor e Crises de Reputação e Imagem.  

Criatividade para superar desafios, alcançar resultados e tornar o PR mais divertido

              Publicado em 12/11/2015

Elizabeth Gilbert, autora de Comer Rezar Amar, acaba de lançar o livro Big Magic. Além das tradicionais táticas de marketing (de anúncios a entrevistas para a imprensa), ela aguçou a curiosidade dos seus fãs com outra ferramenta: o podcast.

Com download gratuito, o material podia ser baixado diretamente no site da escritora ou no iTunes, por exemplo. Logo no início, ela informava: as “Magic Lessons” eram uma extensão do livro, uma vez que ela não havia esgotado o tema ao finalizar a obra.  Foram 12 episódios, de 30 minutos de duração em média, no qual ela explora, com ajuda de convidados, bloqueios e formas de liberar a criatividade. Mais do que um teaser do livro, Liz criou expectativa para a obra, reforçou o link com os seus seguidores, conquistou novos e se fortaleceu como especialista no tema.

A indústria de TI e, principalmente, os blogueiros brasileiros  já criam podcasts há anos, é verdade. O Mauro Segura, da IBM, já até listou 10 podcasts imperdíveis. A novidade é que vários escritores estão abrindo esse canal com o seu público e a pergunta é: que por que não a utilizamos mais dentro e fora das nossas empresas para engajar nossas audiências?

O custo é pequeno. Como a própria Liz ensinou em um episódio, um bom computador e microfone fazem o serviço. Medo de ficar caseiro? Uhmm… Se a Casa Branca arrisca e coloca no ar um vídeo que o seu pai poderia fazê-lo (talvez não em conteúdo!), por que não?

É óbvio que a mídia tradicional ainda tem um peso significativo na reputação de empresas. Ela  ainda é até para a própria imprensa a fonte mais confiável de informação, segundo pesquisa recente da Ogilvy PR com mais de  115 repórteres. Imagine, então, para a tomada de decisão ou para fortalecer a reputação.

O ponto aqui é: sabe aquele assunto que a sua empresa ou o seu cliente adora, mas os jornalistas não veem tanta relevância? Ainda mais com as redações cada vez mais enxutas e absorvidas por denúncias e disputas políticas?

Pois então! O mundo do PR pode ficar mais divertido e, principalmente, resultados podem ser alcançados se nos abrirmos para outras canais e ferramentas. Com criatividade, é possível cuidar da sua marca, atingir sua audiência e até gerar mais vendas. Um conteúdo bom e a paixão dos nossos especialistas e speaker podem ser a fórmula perfeita para tempos de vacas magras?


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 1245

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090