Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Cristina Panella
COLUNAS


Cristina Panella
cristina@cristinapanella.com.br

Diretora de Cristina Panella Planejamento e Pesquisa. Cristina Panella é Doutora em Sociologia com ênfase em Comunicação pela E.H.E.S.S. – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Mestre em Antropologia Social e Cultural pela Sorbonne (Université René Descartes – Paris V) e Mestre em Formação à Pesquisa em Ciências Sociais, também pela E.H.E.S.S. Também é professora convidada da ECA – USP e tem experiência nacional e internacional na área de consultoria de comunicação e marketing, pesquisa de imagem e reputação, mercado e opinião. Dedica-se, atualmente, ao desenvolvimento de abordagens e metodologias expressas em indicadores e índices que enriqueçam o planejamento, a pesquisa e a comunicação.

De que vale monitorar as mídias?

              Publicado em 12/08/2015

É importante registrar, monitorar e processar permanentemente as informações para entender não somente a relação dos públicos com as marcas, mas também os movimentos da opinião pública.

Os avanços tecnológicos e a acessibilidade às novas tecnologias revolucionaram os processos de comunicação e possibilitaram que pessoas conectadas umas com as outras – mesmo fisicamente distantes milhões de quilômetros – expressem opiniões em benefício (ou detrimento) de empresas, marcas e personalidades públicas.

À divisão entre as informações dos meios considerados tradicionais (como jornais e revistas) em off e on-line, disseminaram-se, com a velocidade de uma epidemia, as redes sociais.

Inicialmente pensadas para a comunicação interpessoal e, dessa forma, pensadas como um mundo à parte, as redes começaram a ser utilizadas para conhecer novas pessoas ou conectar-se com amigos. Muito rapidamente, passaram a ser utilizadas para permanecer informado ou informar outros não somente sobre nossa rotina ou preferências, mas, também, sobre opiniões acerca de temas e interesses variados.

Rapidamente, também, pelo poder de comunicação individual com marcas e empresas, o espaço das redes mostrou-se adequado à apreciação de marcas e de personalidades empresariais, conferindo, às pessoas comuns, o poder de produzir impacto na reputação.

A discussão hoje ultrapassou em muito a questão da legitimidade do meio: projeta-se hoje quando as formas de comunicação digital substituirão as formas tradicionais. Independentemente da resposta, forçosamente aproximada e sem real noção das transformações que trará, o aumento do volume de dados disponíveis, dos registros e opiniões pessoais a respeito de tudo e de todos multiplicou-se de tal forma que tornou absolutamente insuficientes análises independentes.

Televisão, revistas, jornais e rádio, influenciam as redes sociais e estas se retroalimentam do que a mídia tradicional veicula.

Na área da análise de mídias, é necessário, enquanto se lança mão de todos os recursos disponíveis, manter uma célula de inovação e discussão permanentes, a fim de desenvolver novas abordagens e recursos que permitam apontar e medir as formas pelas quais cada um dos meios influencia o outro e como se combinam e/ou se complementam, uma vez que identificar claramente como as pessoas obtiveram uma determinada informação deixou de ser relevante.

Para isso é necessário trabalhar com ferramentas e métricas que integram esses dois mundos: mídias tradicionais e mídias sociais. Somente combinando visão estratégica, tecnologia, e novas abordagens, será possível obter uma visão completa e atualizada, absolutamente característica para alcançar sucesso na análise e no mundo dos negócios.

 


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 1231

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090