Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Cristina Panella
COLUNAS


Cristina Panella
cristina@cristinapanella.com.br

Diretora de Cristina Panella Planejamento e Pesquisa. Cristina Panella é Doutora em Sociologia com ênfase em Comunicação pela E.H.E.S.S. – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Mestre em Antropologia Social e Cultural pela Sorbonne (Université René Descartes – Paris V) e Mestre em Formação à Pesquisa em Ciências Sociais, também pela E.H.E.S.S. Também é professora convidada da ECA – USP e tem experiência nacional e internacional na área de consultoria de comunicação e marketing, pesquisa de imagem e reputação, mercado e opinião. Dedica-se, atualmente, ao desenvolvimento de abordagens e metodologias expressas em indicadores e índices que enriqueçam o planejamento, a pesquisa e a comunicação.

Crise econômica: foco no seu exército

              Publicado em 07/07/2015

Fundamental para a construção do clima interno e com peso relevante na imagem e reputação da empresa, a Comunicação Interna ainda recebe menos investimentos e atenção que a externa.

Em época de crise, quando as empresas cortam o budget, debruçar-se sobre o ambiente interno e produtividade da equipe é fundamental, quase vital. Seus colaboradores compõem um verdadeiro exército capaz de contribuir decisivamente para medidas absolutamente necessárias no cenário: desde o incremento de produtividade até o aumento do engajamento. Eles também sofrem o impacto da crise e muitas vezes encontram-se desestimulados, ainda que temam a perda do emprego.

Do ponto de vista da empresa de pesquisa é hora de realizar diagnósticos aprofundados expressos em indicadores e índices, a fim de subsidiar um planejamento de comunicação interna que poderá apoiar-se no monitoramento constante e prover a mensuração de resultados. Simultaneamente é hora de desenvolver estudos entre o público interno visando aumento do engajamento e da produtividade.

 

Por que isso ainda não ocorre?

Menos do que recursos humanos, faltam, principalmente, clareza de objetivo e agências realmente especializadas - também no "medir" - que possam aportar novas ideias e processos e desenhar metodologias adequadas ao setor econômico da empresa. Afinal, não é possível tratar da mesma forma um estudo realizado entre colaboradores do varejo e aqueles dos bancos, por exemplo. A abordagem tem que dar conta – com a melhor relação investimento versus resultados – das especificidades de cada setor.

Adicionalmente, no âmbito das empresas e instituições, ainda há problemas na convivência entre meios eletrônicos com as publicações tradicionais: falta integração. Muitos pré-conceitos podem ser derrubados por meio de uma pesquisa, principalmente na área da efetiva utilização de smartphones pelas diferentes categorias de colaboradores.

Na realidade, pouco se pesquisa sobre a qualidade da comunicação interna entre colaboradores especificamente. A maior parte das pesquisas nesta área têm por objetivo medir a eficiência e eficácia dos veículos de comunicação interna. Para qualquer outro tipo de conhecimento recorre-se à pesquisa de clima organizacional que, se por um lado, tem a virtude de medir o ambiente, por outro não é capaz, pela abordagem utilizada, de explicar as razões.

 

É hora, portanto, de voltar-se para esse exército que, nesse momento, deve estar um pouco combalido e lembrar que:

 

1. Uma comunicação eficaz é estruturada de forma sistêmica

2. Uma comunicação eficaz é organizada em torno de:

  •  foco estratégico e conteúdos;
  •  processos;
  •  fluxos.

3. Uma comunicação eficaz é fruto da ação de PESSOAS

4. PESSOAS têm diferentes papéis sociais. Nas empresas, duas facetas devem ser consideradas: identidade e imagem


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 1236

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090