Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Erika Pessoa
COLUNAS


Erika Pessoa


Relações Públicas formada pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem especialização em Marketing e concluiu o Curso Internacional de Comunicação Empresarial, realizado pela Universidade de Syracuse em parceria com a Aberje. Erika tem 20 anos de experiência e atuação na área de Comunicação e há 10, fundou a Pessoa. Relacionamento com Conteúdo - agência de Relações Públicas que, em sua trajetória, já atendeu mais de 100 clientes em todo Brasil. Sua expertise em atuar em rede levou a desenvolver de forma personalizada as estratégias de posicionamento de comunicação, marca e reputação de cada cliente da empresa e a desenvolver um sistema de gestão e mensuração de resultados, o Entre A Gente, hoje registrado no INPI. Desde 2002 a empresa possui uma unidade em São Paulo (Capital).

SER ÚNICO: Comunicação estratégica e a filosofia do Crt + C Crt + V

              Publicado em 07/04/2015

Nesta semana, eu estava buscando o significado da palavra “pessoa” e, num site de filosofia editado em Portugal*, li que, etimologicamente, “pessoa” deriva-se da palavra latina “persona”, que se faz derivar da expressão “per se uma”, que significa “um por si”. Somos únicos como pessoa, assim como são únicas – em personalidade, cultura, filosofia – as empresas que estão à nossa volta.

E as empresas, apesar de muitas vezes não as vermos como “pessoa”, precisam ser enxergadas como tal, precisam de alguém que mergulhe em suas causas, filosofias e sentimentos e consiga extrair daí o melhor delas, o que as faz realmente ímpares diante de todas as outras. Sim! Porque um produto ou serviço pode ser commodity, mas estou certa de que a empresa que o faz (especialmente se o faz com sucesso) tem um quê diferencial, algo realmente que a faz viva e que pode posicioná-la de forma estratégica.

Descobrir esse diferencial, esse DNA único, é um desafio que pode ser trazido à tona por agências e profissionais de comunicação e marketing. Cabe aos executivos fazer a contratação certa desse profissional. Esqueça os profissionais criativos. Não é esse o principal atributo aqui. O ponto-chave não é criatividade, e sim coragem: quem realmente tem a coragem (e quer dedicar tempo) para conhecer o próprio negócio e para arranjar estratégias, ferramentas e ações de forma personalizada? Não é uma questão de criatividade, mas de curiosidade e inconformismo para ir a fundo, entender o DNA da empresa, definir um mapa mental, descobrir os pontos positivos e negativos e, só então, usar a criatividade, que é meio, e não princípio, e que certamente leva a um projeto final incrível e assertivo.

Isso é fazer uma estratégia de comunicação eficiente. Nada da filosofia Crt + C, Crt + V. Ok. Concordo que as ações realizadas por outros players são inspiradoras, mas o que funciona para a empresa A com louvor pode não ser ideal para a empresa B. Lembre: a empresa é um ser único. Hoje, se alguém faz uma ação com hashtag no Facebook, todo mundo faz igual, copiando. Depois, uma empresa reclama que, com ela, a ação não funcionou tão bem. Por que será? Será que foi avaliado, pelo menos, se o público-alvo usa internet compartilhando hashtags e imagens próprias? Estamos na era da informação, na qual tudo está à mão, mas copiar e colar ideias geniais cegamente não trarão um resultado tão genial assim.

Se a sua agência ou o seu time de comunicação entende que a sua empresa é única como uma pessoa ou um ser vivo, parabéns! Independentemente de produzir commodities ou algo inovador, certamente você estará no top of mind de seus clientes e alcançará os resultados pretendidos com as estratégias de comunicação que são sua cara! Nossos públicos veem isso, pode ter certeza! E valorizam uma marca que sabe quem ela é.

 

 

(*) Extraído de http://filosofia.galrinho.com/ai_pessoa_etimologia.pdf


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 1314

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090