Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Izabella Ceccato
COLUNAS


Izabella Ceccato


Idealizadora e fundadora da REDE DO BEM, um grupo de sites que fomenta e potencializa ações para transformar a realidade em que vivemos. O grupo é composto pelo Eco do Bem financiamento coletivo (www.ecodobem.com.br) e pelo portal Eco Rede Social, que inspira e divulga pessoas, iniciativas e pensamentos que estão fazendo diferente por um mundo melhor. Nos seus mais de 20 anos de carreira, trabalhou na área de comunicação em diversas empresas como: Instituto Votorantim, Grupo Votorantim, Rede Iguatemi de Shopping Center, J.W. Thompson, entre outras. Foi professora universitária por 10 anos. Publicitária, pós-graduada em Marketing. Em seis meses de imersão no Schumacher College/UK teve o privilégio de estudar: Ecoliteracy, the first principle of radical change, Live a spiritually guided life, Conversation that Matters, Workshop Joanna Macy, experiência que transformou a sua forma de enxergar e de se relacionar com o mundo! Sonhadora, idealista, mestre Reiki, apaixonada pela vida e numa eterna busca pelo equilíbrio.

O desafio da comunicação de ações sustentáveis

              Publicado em 02/07/2014

Mobilizar pessoas para uma causa social ou ações sustentáveis é um desafio enorme. Somos impactados diariamente por milhões de mensagens e a seleção do que nos importa e ao que devemos dar atenção é um exercício que nem sempre estamos dispostos a fazer. Encontrar uma brecha no coração das pessoas para comunicar causas tão importantes pode ser um exercício extremamente delicado e, por isso, precisamos prestar atenção aos detalhes que fazem a diferença.

Um relatório publicado no World Economic Forum pela Accenture mostrou que na última década, mesmo com milhões de dólares investidos em comunicação, as companhias têm dificuldade para divulgar suas práticas sustentáveis. Apenas 28% das pessoas sabem o que significam termos como “sustentável”, “responsável” e “eco friendly”. A boa notícia é que 44% acreditam nas práticas sustentáveis de grandes empresas, quando bem comunicadas.

O estudo sugere que as organizações trabalhem a comunicação de suas ações sustentáveis com uma linguagem mais familiar e simples para que o consumidor assimile a mensagem e, a partir daí, possa fazer suas escolhas.

Algumas dicas são fundamentais:

  • Seja verdadeiro: só divulgue aquilo que puder efetivamente comprovar.
  • Acredite: O comunicador deve ser mais do que um transmissor de informações. Por isso acredite você mesmo antes de tentar convencer o consumidor sobre a importância da sustentabilidade e a veracidade das práticas da sua empresa.
  • Crie empatia: enfatize os conceitos que os consumidores podem relacionar às suas vidas cotidianas, influencie positivamente e inspire.
  • Simplifique: Geralmente, questões que envolvem a sustentabilidade são vistas como complexas, por isso estruture sua comunicação com informações eficientes, porém simples, claras e objetivas.
  • Comunique-se positivamente: quantas vezes você já viu um anúncio na TV ou leu um artigo de jornal totalmente negativo e decidiu mudar de canal ou parar de ler? Essa é uma reação natural. Por isso, em vez de se comunicar com mensagens negativas, seja positivo e chame o consumidor para a ação junto com você.
  • Organização engajada: é primordial que a sustentabilidade esteja legitimamente incorporada à estratégia de negócio da empresa e que os gestores e funcionários das organizações acreditem.

Em 2009 participei, junto com um grupo fantástico, da elaboração do Guia de Comunicação e Sustentabilidade do CEBDS. O material foi inspirado em guias internacionais e traz recomendações sobre os mais diversos dilemas enfrentados no dia a dia pelos profissionais de comunicação das empresas. Como diferenciar uma empresa que está realmente comprometida com os princípios da sustentabilidade daquelas que utilizam o conceito apenas para fazer marketing verde? Como comunicar os atributos da sustentabilidade para os diversos públicos? Como organizar eventos sustentáveis? Como sensibilizar, mobilizar e engajar o público interno para pensar a agir com base nas dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental?

A publicação traz dicas sobre quais ferramentas são as mais adequadas para a gestão da comunicação com cada público de relacionamento e é dividida em: Comunicação da Sustentabilidade, Comunicação para a Sustentabilidade e Sustentabilidade da Comunicação.

Aqui listei apenas algumas dicas, mas o mais importante para comunicar uma causa e as ações sustentáveis da sua empresa é ser verdadeiro, acreditar, impactar positivamente e ter a certeza de que, o que você faz está fazendo, está deixando esse mundo melhor!


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 2820

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090