Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Cristina Panella
COLUNAS


Cristina Panella
cristina@cristinapanella.com.br

Diretora de Cristina Panella Planejamento e Pesquisa. Cristina Panella é Doutora em Sociologia com ênfase em Comunicação pela E.H.E.S.S. – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Mestre em Antropologia Social e Cultural pela Sorbonne (Université René Descartes – Paris V) e Mestre em Formação à Pesquisa em Ciências Sociais, também pela E.H.E.S.S. Também é professora convidada da ECA – USP e tem experiência nacional e internacional na área de consultoria de comunicação e marketing, pesquisa de imagem e reputação, mercado e opinião. Dedica-se, atualmente, ao desenvolvimento de abordagens e metodologias expressas em indicadores e índices que enriqueçam o planejamento, a pesquisa e a comunicação.

Medir continua fundamental

              Publicado em 03/06/2014

Quando o crescimento desacelera ou eventos ocorrem interferindo no ritmo econômico do país, as empresas debruçam-se sobre seus custos com a missão de enxugar, ao máximo, suas estruturas internas e externas, na busca de uma maior eficiência operacional. É justamente nesse momento que a qualidade do MANAGEMENT, que se torna explícita por meio das escolhas efetuadas – faz a diferença, porque diferenciam custo de investimento.

Os estudos produzidos com base em pesquisas contribuem para que as equipes gerenciais estabeleçam parâmetros objetivos para a projeção de novas metas, na medida em que saber a variação entre uma medida e outra, sempre analisadas em função da qualidade e quantidade de investimentos realizados, é condição para projetar a velocidade e a dimensão que a empresa poderá alcançar no futuro. Os resultados obtidos permitem, portanto, gerenciar de forma planejada e com foco absoluto nos resultados.

Instrumento por excelência para o conhecimento do consumidor, a pesquisa produz um tipo de resultado que não se pode desprezar. Os fatores de decisão da compra - estudados continuamente pelos profissionais da área – sempre incluem elementos explicativos das escolhas efetuadas pelos consumidores. E, aqui, a pesquisa de opinião e a de mercado se encontram, quando o peso da imagem da marca como fator decisivo nas compras de serviços ou produtos efetuadas pelos consumidores é colocada em evidência.

O empresário encontra na pesquisa a forte aliada, que chega, inclusive, a desafiá-lo quando a lógica dos fatos contraria a dos desejos empresariais.

É investimento, portanto. E vale muito. Não se pode considerá-la como custo e substituí-la pelo “achismo”.

Temos que continuar a medir, estabelecer parâmetros claros, trabalhar com indicadores e índices, principalmente quando os custos precisam ser apertados.

Por essa razão, a PESQUISA, em seus diferentes gêneros e áreas - mercado, opinião e imagem - é um dos investimentos que merecem ser ampliados ou, ao menos, preservados em função do suporte que traz para o gerenciamento eficaz. Trata-se da única abordagem capaz de medir, efetivamente, os resultados das ações empreendidas na medida em que relaciona os resultados com as metas originalmente estabelecidas, deixando claro o acerto – ou o erro - das decisões sobre as somas investidas e ações empreendidas. 


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 2362

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090