Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Leila Monteiro Lins
COLUNAS


Leila Monteiro Lins
leila@monteirolins.com

Presidente da LML Communications & Marketing e fundadora e CEO da revista canadense Discover Brazil. Formada em jornalismo e Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e pós-graduada em Marketing pela PUC-IEC de Minas Gerais. Leila foi vice-presidente de promoções e eventos da Aberje-Minas em 1997. 

O Futuro do E-mail

              Publicado em 21/07/2014

O mundo cibernético é bombardeado por 108.7 bilhões de e-mails enviados e recebidos diariamente, segundo informa a empresa de pesquisa de mercado Radicati. A maioria tenta vender produtos aos consumidores. Eles também afirmam que o crescimento esperado a nível mundial é da ordem de 2.5 bilhões em 2014, aumentando para 2.8 bilhões em 2018.

Você já imaginou o mundo sem e-mails? Diversos artigos têm sido publicados nos meios de comunicação, questionando o futuro dos e-mails.  Alguns garantem que essa plataforma irá desaparecer em benefício de outras mais atraentes.

 

Canadá: lei anti-spam

Começou a vigorar no Canadá, no dia 1º de julho, a lei anti-spam. Todas as empresas terão que pedir consentimento antes de voltar a enviar e-mails. Os consumidores podem comunicar o spam através do spam@fighspam.gcc.ca. Infelizmente, apenas 2% dos spams tem como origem o Canadá. A grande maioria vem de outros países. 

A decisão do Canadá demonstra uma evolução na forma como nos comunicamos. Os e-mails irão acabar? O que parece que vai acontecer nos próximos anos é um melhor direcionamento das mensagens ao consumidor, ou seja, e-mails sobre determinado produto serão direcionados apenas para as pessoas que manifestaram interesse nesses produtos. Se isso acontecer, será um grande alívio para a população que já não aguenta tanto bombardeio de informações desnecessárias. 

 

Inovações

A tendência é que haja a diminuição dos e-mails enviados pelos consumidores, tendo em vista que eles estão cada vez mais direcionando a sua comunicação para a social media. A preferência por mensagens imediatas vão sobrepor aos e-mails.     

Em contraste, as empresas que enviam cerca de mais de 100 bilhões de e-mails por dia, vão encontrar maneiras para tornar os e-mails mais atraentes e produtivos. 

Uma das inovações previstas será na área do desenvolvimento de novas tecnologias, como a Google Glass e smarthphones. Os novos apps serão fabricados para serem mais eficientes e serão mais direcionados aos telefones celulares. As comunicações via celulares serão cada vez mais curtas.

A grande previsão para o futuro é que os e-mails deverão ser enviados através de diferentes programas, utilizando a voz e não mais através de teclados.  


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 1070

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090