Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Angélica Consiglio
COLUNAS


Angélica Consiglio
angelica@planin.com

Sócia  diretora da PLANIN, uma das principais empresas de comunicação empresarial do Brasil, e membro do board mundial do Worldcom Public Relations Group, a maior rede independente de empresas de comunicação e relações públicas do mundo. É formada em comunicação social, com ênfase em jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica, e possui mais de 30 cursos de especialização no exterior.

 

Participe do #bolaodemarketing

              Publicado em 25/06/2014

Mal começou a Copa do Mundo de 2014 e nosso espírito de torcedor renasceu. Esquecemos os problemas do Brasil e resgatamos antigos hábitos como pendurar bandeiras e vestir verde e amarelo todos os dias. A empolgação ressurgiu nos estádios e nas ruas do País.

Fora do campo, os destaques do momento são as campanhas publicitárias de grandes empresas que percorrem o planeta com suas mensagens criativas. Os patrocinadores oficiais se prepararam com antecedência para fazer bonito, mas estão dividindo a atenção do público com ideias interessantes de outras empresas.

Não tive a chance de estar no estádio para a abertura da Copa no Brasil por conta de um curso de inovação que fiz no MIT justamente na semana da abertura dos jogos. Uma pena. Mas acompanhei pela TV e pela Internet a empolgação e agora, de volta ao Brasil, vou com certeza acompanhar pessoalmente esse momento histórico. No voo de retorno dos Estados Unidos, me diverti buscando as campanhas de marketing pelo Google e assistindo a vídeos do YouTube sobre a Copa. Um mais divertido que o outro, o que mostra a criatividade das agências para produzir peças que conquistam a simpatia dos consumidores.

Sem entrar na discussão sobre o melhor time ou o eventual vencedor da World Cup 2014, desafio você a votar no Bolão das Campanhas de Marketing da Copa de 2014. Para tanto, escolhi 10 campanhas para que você assista e indique a que mais gostou:

1. Será que Adriana Lima consegue convencer os americanos a se interessar pelo futebol, em vez de beisebol? Sempre dirigindo automóveis da Kia, a top model chega a um bar, a uma garagem tipo caverna e a um jogo de futebol americano para apresentar à leigos no assunto o que é futebol, além de convencê-los a mudar definitivamente o canal de suas TVs durante a Copa. A agência David&Goliath fez uma campanha divertida para cutucar o homem norte-americano, público-alvo da marca. A modelo chama a atenção deles para coisas que não estão em seu cotidiano, como carros da Kia e o futebol, mas que podem ser muito divertidas e recompensadoras. Num minivestido preto, Adriana Lima é o destaque da campanha por motivos óbvios: ela é Adriana Lima!

2.  House Match é a nova campanha da Adidas. Produzida pela TBWA\Chiat\Day mostra os jogadores Beckham, Zidane, Bale e Lucas Moura assistindo a uma partida de futebol e, depois, decidindo jogar um ‘jogo real’ valendo tudo ou nada – ou all in or nothing, como diz o mote da Adidas. Não é preciso terminar o filme para descobrir o que acontece. Os jogadores destroem a casa, a prateleira de troféus, o lustre e tudo mais que encontram pelo caminho. Com nomes globais, a Adidas tenta busca atrair seu público internacional com uma pegada bem sucedida e mais leve que seus demais filmes. Mostra que o futebol une as pessoas em torno da diversão e que ela pode acontecer inclusive fora do campo. A bola oficial do campeonato, feita pela Adidas, também ganhou seu filme: a brazuca é apresentada em jogos, dentro e fora dos estádios. Falando em campos de futebol, vários jogos da Copa estão com placas com a mensagem ‘all in or nothing’, também destacada pela Adidas em outro filme da marca, The Dream, que mostra um sonho de Messi e vários jogadores em ação, como Daniel Alves, Luis Alberto Suárez, Mesut Özil, Robon Van Persie, marcando gols. O filme teve mais de 35 milhões de visualizações no Youtube.

3. Time Zone foi uma das armas da ESPN para alavancar sua audiência durante a Copa. Elaborada pela pequena agência WDCW, a campanha mostra que o futebol é universal, transcendendo países e culturas. Mesmo sem uma grande verba publicitária, seu diferencial é a criatividade. Bem bolado, o filme traz imagens de fãs do Rio de Janeiro, Londres, Kumasi, Valencia, Moscou, Osaka, Seatle, Guadalajara e Los Andes, destacando que a cada quatro anos o mundo ajusta seus relógios e passa a ter apenas um horário (Time Zone).

4. A Sony destacou seus produtos por meio do novo conceito de 4K Experience, capaz de transformar a vida de quem assiste aos jogos. As novas TVs da marca são sensacionais, e a marca tentou passar essa percepção também para sua campanha. Confira.

5. Love Ever Second é o vídeo lançado pelo Twitter para estimular as pessoas a compartilharem textos, fotos e experiências. Numa associação direta aos serviços que oferece, o filme garante que a cada quatro anos as pessoas se juntam para trocar experiências nas mais variadas mídias e curtir cada segundo dos jogos. Com isso, espera ampliar sua presença durante a Copa. O vídeo foi criado pela agência Goodby Silverstein & Partners. O Twitter está trabalhando para se aproximar das agências de publicidade, apresentando novas ideias e produtos. O filme não está programado para veiculação na TV, mas deve ter grande aceitação do público. Sua capacidade de exposição foi testada quando Ellen DeGeneres publicou um selfie durante a festa do Oscar. O post foi avaliado em 1 bilhão de dólares e visto por mais de 37 milhões de pessoas.

6. A Hyundai iniciou sua participação na Copa com um filme pouco empolgante, o The Glorious Journey Begins, mas depois acertou com Because Fútbol. Elaborada pela agência Innocean USA, a campanha é muito engraçada. Mostra um hospital cheio de mulheres grávidas prestes a terem seus bebes. Enfermeiros começam a se perguntar sobre onde tudo começou. Para responder, o filme volta no tempo nove meses e mostra vários flashbacks de casais se conhecendo e comemorando com muita alegria os resultados dos jogos. A celebração aumenta, os casais se empolgam mais e mais e, aí, a resposta é simples: porque é futebol. # BecauseFutbol ganhou destaque nas mídias sociais.

7. A Visa ganhou destaque com o jogador francês Zidane, que ficou famoso tanto pela elegância e pelo talento de seu futebol, como pela cabeçada contra o jogador italiano Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006. Produzida pela BBDO New York, a campanha Visa Everywhere You Want to Be brinca com o lance da agressão ao mostrar Zidane entrando um restaurante italiano. O cenário é digno ao de um filme sobre a máfia, com música de fundo e uma TV mostrando um jogo entre França e Itália. Ele é o único francês no meio de um monte de italianos, incluindo o jogador Canavarro, eleito o craque do torneio de 2006. Zidane recebe uma série de olhares ameaçadores e um atendimento de segunda qualidade, isso sem falar da comida fria e pouco apetitosa. O jogo surpreende, a Itália marca gol e o clima muda completamente. Zidane é abraçado por todos e até sua comida é trocada por outra com melhor aspecto. Não sei se o jogador francês gostaria de estar naquele restaurante, mas o filme encerra com o destaque “Visa - Em todos os lugares que você quer estar", uma evolução do "Visa - Aceito em todos os lugares".

8. Winner Stays é o mote da Nike Football. Elaborada pela agência W+K, a campanha mostra que a Nike sabe fazer comerciais top-notch. Informal, o filme é estrelado por grandes jogadores, como Neymar, Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, Zlatan Ibrahimović (que infelizmente não veio para a Copa), Andrés Iniesta, entre outros. Começa com um grupo de jovens num campo ao ar livre, iniciando uma disputa e combinando que os vencedores continuarão no jogo. A cada lance, os garotos se transformam nos famosos jogadores e arrancam com tudo rumo ao gol adversário. O estádio repleto de torcedores vai ao delírio quando um dos jovens chama para si a responsabilidade ao puxar a bola das mãos de Cristiano Ronaldo para cobrar um pênalti. Com isso, a Nike conseguiu acabar com a barreira entre "nós" (mortais) e "eles" (deuses do futebol mundial), conectando o público com sua marca, com muita energia e entusiasmo. A empolgação continuou na Internet, com 80 milhões de visualizações no YouTube e grandes destaque para a hashtag #riskeverything.

9. O mundo é nosso. A Copa é de todos. Com um apelo universal, a Coca-Cola lançou mão dos mais variados canais de comunicação para ampliar sua mensagem de felicidade. Fez música, tour da taça do mundo e até uma bandeira com mosaico de 220 ​​mil fotos de clientes de mais de 200 países onde a empresa está presente. Ações nas mídias sociais (#todomundo) e a campanha Abra a Felicidade completaram o portfólio publicitário. A empresa também se aproximou do público jovem por meio do grafite do brasileiro Speto e do argentino Tec. Produziu o filme The World is Ours, com música e vídeo de David Correy, para criar ações que mesclassem criatividade e tecnologia, ajudando a engajar consumidores ao redor do planeta.

10. A Emirates produziu uma campanha global para resgatar os heróis do futebol. Produzido pelas agências BBDO, pela Nomads e pela Havas Media Group, o comercial visa sensibilizar o público-alvo da companhia aérea que é fã de futebol. Apresenta os jogadores Cristiano Ronaldo e Pelé a bordo de suas novas aeronaves Airbus A380. Num tom de brincadeira, o jogador português fica comovido ao ver dois passageiros sussurrando algo sobre ele. Mas a felicidade acaba quando ele vê que atrás dele está o Rei do Futebol. O clima só volta a ficar descontraído, quando um fã pede para tirar uma foto ao lado de Cristiano Ronaldo, e não de Pelé. A campanha foi veiculada na TV e na Internet em 25 países com 12 idiomas e, por conta de uma parceria com a Microsoft, ganhou destaque na página MSN World Cup, no Skype e até banner no Xbox. Como outras grandes campanhas, termina com a chamada para as mídias sociais: #AllTimeGreats.

 

Agora, a bola está com você. Responda: qual é a sua campanha favorita?

No #bolaodemarketing, voto na campanha número 6, pois, no final, futebol sempre acaba em festa – ainda mais se o Brasil ganhar.


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 3114

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090