Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Internacional

Aberje reforça relacionamento internacional com o Public Relations Institute of Australia

17/01/2013

A Aberje dá continuidade ao seu processo de relacionamento internacional com a recente visita às suas instalações de Annabelle Warren, que ocupa o cargo de direção da divisão de agências e consultorias de relações públicas do Public Relations Institute of Australia/PRIA desde 2008. Ela esteve em São Paulo no último dia 15 de janeiro de 2013 e foi acompanhada pelo diretor-executivo Mateus Furlanetto. O contato prévio entre as associações foi feito durante o World Public Relations Forum, realizado na metade de novembro de 2012 em Melbourne.

Naquele evento, foi lançado um estudo que revela novas percepções sobre a gestão da comunicação empresarial dentro de grandes empresas multinacionais, intitulado “Who has seen the future?”. Fala das competências profissionais de relações públicas e de inovadoras abordagens corporativas para ações de relacionamento – conforme matéria publicada no portal da Aberje. A participação específica das experiências de Petrobras e Natura neste mesmo estudo pode ser conferida neste texto. Furlanetto apresentou na ocasião, no workshop para líderes de associações de Comunicação Empresarial e Relações Públicas, a palestra “Apresentando o Brasil e seus comunicadores para o mundo”, abordando as origens, motivações, estrutura e resultados do programa Brazilian Corporate Communication Day, iniciado em 2010. Saiba tudo aqui.

 

 

Annabelle, que é fundadora e chairman da agência Primary Communications e atua como representante australiana na International Communication Consultancies Organisation/ICCO, tem 25 anos de experiência na concepção e execução de programas de comunicação e em campanhas B2B para corporações, governos e grupos comunitários. Entre seus clientes, estão organizações de tecnologia, telecomunicações, energia, aviação, seguros e serviços de viagens. Trabalhou em estratégias de mudança para fusões, ações de relacionamento comunitário com ênfase para questões de saúde pública e planejamentos para reputação corporativa. A RP tem notoriedade por congregar experiência acadêmica e empresarial, com diversas passagens em mercados internacionais. Fez Bacharelado em Artes e Comunicação, com ênfase em RP, pela Charles Sturt University, e MBA pela Deakin University.

Entre 2005 e 2007, foi presidente da PRIA. Em anos anteriores, foi vice-presidente executiva para a Ásia da agência Hill&Knowlton, com destaque para sua atuação na China, Japão, Coréia, Índia e Singapura. Entre 1989 e 1990 também foi consultora sênior da Burson-Marsteller, além de atuação na área de gestão de comunicação, marketing e mídia da IBM. Na área de docência universitária, integrou como coordenadora e professora titular na Charles Sturt University para temas como RP e comunicação organizacional.

Annabelle comenta que o mercado australiano para agências de RP, apesar de contar com estruturas internacionais que atendem contas alinhadas globalmente para grandes organizações, é feito de empresas locais. Há 170 associados, que têm atuação ampla, incluindo publicidade. As equipes lá são integradas por pessoas de diversas formações acadêmicas, não havendo nenhuma legislação regulamentadora. Contudo, mesmo sendo engenheiro ou médico, o interessado acaba sempre cursando um MBA na área para qualificação e certificação. “E, apesar de haver oscilações de contratação a partir da conquista de novos clientes, tem crescido o espaço de atuação, dado o entendimento sobre o valor da comunicação. Não dá pra ficar fechado, tudo deve ser feito na relação de diálogo, que pressupõe não ser apenas emissor de mensagens”, completa ela. A exigência do Governo Federal da Austrália para mais transparência dos gestores públicos em todas as instâncias tem levado, na opinião da executiva, para um aumento de mercado para os comunicadores. “A noção de accountability abre espaços para relações públicas”, aponta.

O núcleo audiovisual da Aberje registrou a visita em vídeo, que pode ser acessado no Canal da Aberje no YouTube ou então clicando na imagem abaixo. O conteúdo integral tem 6min35s. A câmera e edição são de Emiliana Pomarico, sob coordenação de Paulo Nassar.

 


2275

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090