Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Revista Valor Setorial

Troca de ideias valoriza a marca

29/11/2011

A revista Valor Setorial sobre Comunicação Corporativa, produzida em parceria da Aberje com o jornal Valor Econômico e lançada no dia 10 de novembro de 2011, traz em sua matéria de abertura a constatação de que empresas reforçam diálogo nas mídias digitais e extraem dados relevantes que podem mudar o destino dos negócios.

No texto de Gleide de Castro e Izabela Alves, que compõe a editoria “Tendências”, são trazidos alguns exemplos da potencialidade da troca de ideias para gestão da marca, como o caso de comunidade no Orkut sobre a fragrância One of Us, do Boticário, e do monitoramento feito em blogs, portais de jornais e Twitter pela Camargo Corrêa sobre as conversações feitas em torno da revolta dos trabalhadores nas obras da Hidrelétrica de Jirau. O conteúdo ainda agrupa alguns resultados de pesquisa feita pelo DatAberje para descobrir como os potenciais usuários de redes avaliam a comunicação das empresas. Participam como entrevistados o diretor-geral da Aberje, Paulo Nassar; o gerente de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais do Grupo Boticário, Sandro Rego; o diretor de Comunicação da Camargo Corrêa, Marcello D´Angelo; a professora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade de Campinas, Graça Caldas; e o diretor de Comunicação da TAM, Marcelo Mendonça. Ainda participam com depoimentos o diretor de Comunicação Corporativa da Vale, Sérgio Giacomo; a diretora de Comunicação da Rhodia, Odete Rocha; o diretor de Assuntos Corporativos para a América Latina da GE, Alexandre Alfredo.

Na editoria “Pesquisa”, é a vez da jornalista Gleise de Castro mostrar que o jovem aprova o modelo adotado pelas empresas – embora se informe por meios digitais, a geração Facebook valoriza informações mais completas sobre as marcas. Trata-se de mais uma constatação a partir da pesquisa do DatAberje, que investiu em ouvir estudantes universitários de Economia e Administração de faculdades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para eles, a comunicação empresarial é muito importante no reconhecimento da marca e é por meios digitais que se mantêm informados sobre a marca admirada, incluindo internet, site de empresa e blogs. Nesta parte, algumas análises são feitas pela diretora do DatAberje e uma das coordenadoras do estudo, Suzel Figueiredo, além de contribuições do diretor-geral da Aberje, Paulo Nassar.

Já em “Monitoramento”, o texto de Genilson Cezar traz um olhar atento para proteger a imagem, através do acompanhamento e análise de informações e comentários nas redes sociais. Tecnologias sofisticadas, profissionais especializados, dedicação full time e soluções em inteligência de negócios são hoje os principais instrumentos que as agências brasileiras de comunicação têm para realizar esta tarefa. São trazidos para a conversa Francisco Carvalho, presidente da Burson-Marsteller no Brasil; Elizângela Grigoletti, gerente de Inteligência e Marketing da MITI Inteligência; Cely Carmo, estrategista da Burson-Marsteller; e Maristela Maffei, sócia-fundadora do Grupo Máquina. Ainda foram ouvidos Hugo Godinho, diretor de Mídias Digitais da In Press Porter Novelli; Marília Stabile, diretora-geral da unidade de Análise e Tendências da CDN; André Giuliesi, diretor da área digital da CDN; e William Malfatti, gerente sênior de Comunicação do Grupo Fleury.

Acesse a versão digital aqui. As versões anteriores podem ser consultadas no site da Aberje, seguindo este link.

2292

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090