Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Revista Valor Setorial

Ética é uma questão sempre delicada na vida das empresas

12/01/2010

Apesar de divergências de opiniões, código de conduta continua a ser um pré-requisito para todos os tipos de relações corporativas. Porque se vive em sociedades nas quais, no limite, todos os agentes são produtores de conteúdo, há algumas décadas a Aberje deixou de ser Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresas e passou a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. De lá para cá, mudou sua filosofia, no passado baseada no controle por tempos e movimentos, coisa típica do trabalho em escala, para uma ação assentada na comunicação dialógica e democrática, adequada a uma sociedade em rede. Nela, a ética é imprescindível à sobrevivência da própria organização social. Este trecho inicia matéria integrante da revista Valor Setorial sobre “Comunicação Corporativa”, distribuída em novembro de 2009, assinada por Anamárcia Vainsencher.

 

No texto, há uma discussão entre o professor de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Eugênio Bucci e o professor de Ética e Filosofia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP Renato Janine – ambos membros do Conselho Consultivo da Aberje.  Além deles, também são consultados o coordenador de Marketing da Corporate Communications – Market Communications & Compliance Champion da subsidiária Siemens local, Wagner Lotito, o diretor de Comunicação da CPFL Energia Augusto Rodrigues e a gerente-geral de Marca e Comunicação Corporativa do Grupo Votorantim Malu Weber.

Para conferir a versão digital da revista, clique aqui. A divisão de abordagens ainda contempla tópicos sobre público interno, multinacionais, fusões e aquisições, relações com consumidor, relações com fornecedores, comunidade, relações com investidores, sustentabilidade, cultura, formação acadêmica e ética. A publicação bilíngue tem 100 páginas e é resultado da Unidade de Projetos Editoriais do Valor Econômico. Veja na editoria “Revista Valor Setorial” deste portal as matérias anteriores sobre outras abordagens desta edição.

3209

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090