Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Revista Valor Setorial

Operações no exterior requerem cuidado com comunicação intercultural

05/01/2010

Transmitir os valores da marca e integrar a empresa à comunidade local são os maiores desafios nas operações realizadas no exterior. Exemplos de organizações brasileiras nestes desafios internacionais são vários: a fabricante de motores elétricos catarinense Weg produziu um livreto com mapa-mundi para ser distribuído entre suas unidades e esbarrou no formato do desenho para a cultura chinesa, onde a China deve sempre estar no centro do planeta; e a empresa de engenharia e construção Norberto Odebrecht distribuiu uma agenda como brinde, tendo naturalmente a segunda-feira como primeiro dia da semana – dentro dos padrões ocidentais – até deparar-se com a realidade libanesa, onde o sábado dá início às atividades comerciais. A matéria, integrante da revista Valor Setorial sobre “Comunicação Corporativa” distribuída em novembro de 2009, foi assinada por Margarida Pfeifer.

Na babel da comunicação globalizada, ganha ponto quem consegue entender e se adaptar às diferenças culturais. Se construir e consolidar a imagem de uma organização em seu próprio país é um dos grandes desafios da comunicação corporativa, transferir essa estratégia além-mar pode se tornar uma contenda ainda maior. O diretor-geral da Aberje, Paulo Nassar, acredita que todos têm grande preocupação em conhecer a cultura local e adaptar suas estratégias e veículos de comunicação. “Normalmente, as áreas de comunicação têm equipes mistas, nas quais prevalecem profissionais nativos, mas que se reportam à matriz no Brasil, e parcerias com agências de comunicação globais para auxiliar as equipes corporativas”, dimensiona ele.

Foram consultados para dar depoimento neste tema: o coordenador de Comunicação da Weg Caio Mandolesi, o diretor de Comunicação do Grupo Odebrecht Márcio Polidoro e o diretor de Assuntos Corporativos e Relações Governamentais da Natura Rodolfo Guttilla. Para conferir a versão digital da revista, clique aqui - http://www.revistavalor.com.br/home.aspx?pub=27&edicao=2. A publicação bilíngue tem 100 páginas e é resultado da Unidade de Projetos Editoriais do Valor Econômico. Veja na editoria “Revista Valor Econômico” deste portal as matérias anteriores sobre outras abordagens desta edição.

2394

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090