Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Pesquisas

Os líderes mundiais mais engajados no Facebook e Instagram

01/03/2016

 

“Espero que vocês vejam essa página como um lugar onde possamos ter conversas de verdade sobre os assuntos mais importantes que nosso país tem enfrentado – um lugar onde você possa me ouvir diretamente e compartilhar meus próprios pensamentos e histórias.” – Presidente dos E.U.A. Barack Obama

Uma pesquisa realizada pela empresa Burson-Marsteller divulgou os líderes mundiais mais ativos nas redes sociais em 2015. Dentre os líderes campeões em número de seguidores dessas redes sociais está o presidente norte-americano Barack Obama, seguido do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Nos últimos oito anos, o Facebook se tornou a principal rede social para o engajamento da comunidade com líderes mundiais. Muitos políticos acabaram descobrindo a força dos canais de mídias sociais durante suas campanhas eleitorais, especialmente pela repercussão extremamente positiva da página de Barack Obama, criada no final de 2007 com o objetivo de promover sua candidatura. Desde então, a presença ativa no Facebook tornou-se a melhor maneira de engajar nas eleições e propagandas destes líderes.

Dilma Rousseff, por exemplo, tem um perfil ativo nas redes sociais e está em quinto lugar no ranking dos líderes mais “curtidos” nas redes. Seu perfil foi criado no primeiro dia do ano de 2011 – ano de sua posse no primeiro mandato -  e tem 2,6 milhões de likes.

De acordo com os últimos números do Facebook, 1.5 bilhões de pessoas abriram uma conta na plataforma - das quais 1 bilhão são ativas na rede social todos os dias. Em 2015, o número de usuários tornou-se ainda maior do que a população da China, o país mais populoso do mundo! Apenas os governos de 24 países ainda não marcaram presença no Facebook, incluindo a China, onde a rede social é banida e a Suíça, onde o último Presidente teve uma página pessoal brevemente em 2013, desativando-a quatro meses depois.

As publicações variam de país para país, e no caso da América Latina vários presidentes e primeiros-ministros se diferenciaram dos EUA por postarem mais fotos de engajamento com os cidadãos.

A presidente Dilma Rousseff, por exemplo, gera mais Likes em suas redes sociais quando suas postagens promovem as viagens que ela faz para o Nordeste, os apoios às Instituições do Governo, fotos de família e as datas especiais.

      

 

POSTAGENS MAIS FAMOSAS DESSES LÍDERES

Uma das postagens que mais fez sucesso de todos os líderes mundiais foi postada na página da Casa Branca, onde Obama desejou a seus fãs uma Feliz Páscoa. A imagem teve 2,9 milhões de curtidas, comentários e compartilhamentos. A segunda postagem mais popular foi de Narendra Modi dando boas-vindas a Barack Obama na Índia e a terceira postagem mais popular foi postada novamente pela Casa Branca, mostrando Barack Obama abraçando Michelle Obama em seu aniversário de casamento.

Um número de líderes já testou o novo streaming ao vivo do Facebook, ferramenta que a rede social criou e que permite que o usuário transmita seus discursos e coletivas de imprensa na rede social em tempo real por meio de vídeo. O infográfico abaixo mostra a performance de cada líder e seu índice de engajamento no Facebook. Confira o ranking dos Líderes mais ativos e eficazes em 2016!

      

 

OS LÍDERES MUNDIAIS MAIS CONECTADOS NO INSTAGRAM

Os políticos estão cada vez mais presentes nas redes sociais, se apropriando destes canais para conquistar a empatia do público. Destas redes, o Instagram tem sido muito bem explorado. Por ser uma plataforma dedicada à uma comunicação visual – tendência cada vez maior das redes – ele se tornou um canal estratégico para que os políticos mostrem seu dia-a-dia de forma mais pessoal e compartilhe com seus seguidores sua rotina por meio de imagens.

Ultimamente, líderes de estados, governadores e ministros estrangeiros de 136 países tem presença oficial no Instagram, representando 70% de toda Nação Unida.

O uso do Instagram Governamental é mais ativo na Europa, América Latina, entre os países asiáticos, principalmente do Golfo do Conselho Corporation.

As 305 contas analisadas neste estudo, realizado pela empresa global de relações públicas Burson-Marsteller, tem um total de quase 23 milhões de seguidores.

Assim como no Facebook, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff e o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy postaram uma série de imagens para formar uma colagem durante as respectivas campanhas eleitorais.

“Líderes no Instagram” é a mais recente pesquisa da Burson-Marsteller, para analisar como os representantes governamentais e as organizações internacionais se comunicam por meio das mídias sociais. A pesquisa faz parte do estudo da Burson-Marsteller “Twiplomacy”. Inicialmente focando somente no Twitter, o estudo de 2016 está expandindo para outras redes sociais e plataformas, incluindo o Facebook, Instagram, YouTube, Google+ e mais plataformas digitais como Snapchat e Vine!

 

Sobre a Burson-Marsteller

A Burson-Marsteller é uma das maiores redes globais de consultoria de comunicação corporativa e relações públicas, conhecida por seus projetos estratégicos e ideias inovadoras que constroem e sustentam marcas e reputações sólidas. A agência está presente em todos os continentes e possui 158 escritórios em 110 países. Na América Latina, atua nos principais mercados da região, com 11 escritórios próprios e 4 afiliados.
Desde o início de suas atividades no Brasil, em 1976, a Burson-Marsteller é requisitada por empresas nacionais e internacionais para prestar serviços de consultoria em planejamento de comunicação corporativa, relacionamento com públicos estratégicos, prevenção e gestão de crises, assuntos públicos, gestão de reputação nas mídias digitais, análises, pesquisas e auditorias de percepção, relações com a imprensa e treinamentos de comunicação.
últimas três décadas, a Burson-Marsteller tornou-se uma referência de liderança e ética nas práticas de relações públicas no Brasil, formando profissionais talentosos, lançando tendências e contribuindo para o desenvolvimento do setor. Atualmente, a agência possui profissionais especializados em áreas como Jornalismo, Relações Públicas, Propaganda, Marketing, Sociologia, Administração e Finanças.

Instagram: @bursonmarsteller

Twitter: @B_M

1057

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090