Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Revista Valor Setorial

8ª edição de Valor Setorial Comunicação Corporativa debate a crise da reputação no mundo corporativo

02/12/2015

A revista Valor Setorial sobre Comunicação Corporativa, produzida em parceria da Aberje com o jornal Valor Econômico pelo oitavo ano consecutivo, foi lançada em novembro de 2015 com o tema “Reputação em crise”. Com textos bilíngues (inglês e português), esta edição oferece 90 páginas de discussão sobre os danos à imagem provocados pela falta de ética e transparência, o que compromete a reputação das empresas.

Na carta ao leitor, os editores pontuam a importância da comunicação frente ao campo da ética, onde se faz necessário “dar visibilidade às boas práticas de governança, de controle e de gestão”, principalmente em meio a momentos críticos que podem colocar a reputação das empresas em risco. As reportagens buscam “apontar os caminhos possíveis para superar tais desafios”, o que se mostra muito necessário para a atual situação em que estamos vivendo.

Realizada pela Aberje, a pesquisa “Panorama sobre ética e transparência nas organizações: contexto, conceito, estratégias e práticas comunicacionais” mostra números que comprovam que “a maior parte das companhias não destaca profissionais de comunicação para participar de comitês formais de compliance”. Concordando com a pesquisa, alguns dos grandes nomes da comunicação corporativa discutem sobre as suas atuações nesse meio na Mesa Redonda. São eles:  Antonieta Varlese, diretora de comunicação social da Accor para a América Latina; Solange Fusco, head de comunicação corporativa da Volvo América Latina; Michele Medeiros, diretora da Roche América Latina; Fernando Egydio Martins, vice-presidente-executivo da Brookfield Brasil; Francisco Bulhões, diretor de comunicação da CCR; Hélio Muniz, diretor de comunicação do McDonald’s; Marcelo Behar, diretor de assuntos corporativos da Natura; Marco Lage, diretor de comunicação da Fiat Chrysler América Latina; Marcello D’Angelo, diretor de comunicação da Camargo Corrêa; Paulo Marinho, superintendente de comunicação do Itaú Unibanco;; além do editor-executivo do Valor, Pedro Cafardo, e do diretor-presidente da Aberje e professor da Escola de Comunicações e Artes, Paulo Nassar.

A conversa girou em torno das necessidades de novas medidas que precisam ser criadas diante das transformações que estão acontecendo na área da comunicação, assim como o papel que ela tem diante desses entraves. Os temas centrais da discussão foram ética, compliance, governança corporativa e a tolerância da sociedade diante das condutas antiéticas do mundo empresarial.

Como um dos exemplos de medidas que as empresas têm tomado para contornar situações que comprometem sua reputação, o jornalista Marcus Lopes assina a matéria “A verdade não pode ser vítima”, na qual discorre sobre o papel da comunicação diante de tragédias como a de Mariana (MG). Ele pontua sobre algumas decisões que a comunicação deve tomar em circunstâncias como essas, a fim de superá-las para restabelecer a boa reputação.

No total, a revista contém 18 matérias que abordam sobre os mais diversos assuntos como Relações Governamentais, Comunicação Pública, Marketing de Conteúdo, Comunicações Global, Pùblica e Interna, Diversidade, Carreira, entre outros. Para ter acesso a todas as matéria, acesse a versão digital aqui. Todas as edições anteriores podem ser consultadas no site da Aberje, aqui.

3269

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090