Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Cultura

ArcelorMittal promove formação de grupos de teatro em municípios do interior de Minas Gerais

17/09/2015

Por meio das rodas de conversa com a comunidade promovidas pela ArcelorMittal BioFlorestas, segmento florestal do grupo ArcelorMittal, a empresa incentiva os municípios vizinhos a refletirem sobre fatores que potencializam o seu desenvolvimento. Além de ter sido um importante instrumento na conquista da certificação junto ao Conselho de Manejo Florestal – FSC, a metodologia participativa trouxe à tona um desejo dos moradores: a formação de grupos locais de teatro que pudessem movimentar a cena cultural das comunidades. Em 2008, a empresa criou então o programa BioFlorestas em Cena, iniciativa que tem como objetivo central contribuir para o desenvolvimento comunitário por meio da arte e da cultura.

Em parceria com Fundação ArcelorMittal e as Prefeituras locais, o programa foi estruturado de forma a estimular processos formativos de artistas, gestores culturais e de plateia por meio da realização de oficinas e da circulação de espetáculos.

A condução dos trabalhos resultou na criação de 16 grupos de teatro e mais de 45 mil moradores já foram beneficiados com espetáculos e apresentações culturais.

“Os grupos locais formados pelo BioFlorestas em Cena estão amadurecendo a cada dia por meio de um trabalho constante e sistematizado. Os espetáculos resultantes do processo são emocionantes, pois retratam a realidade e respeitam a vocação de cada local. Nosso estímulo é para que amadureçam e possam achar meios de se desenvolver e de movimentar o cenário cultural de suas regiões, de forma independente e autossustentável", observa Adriana do Carmo, gerente de Cultura e Esporte da Fundação ArcelorMittal.

Hoje, o BioFlorestas em Cena, é um importante meio de relacionamento da empresa com as comunidades na região do Rio Doce - Dionísio, Marliéria, São Pedro dos Ferros, São José do Goiabal, na região Centro Oeste - Martinho Campos, Bom Despacho, Abaeté, Quartel Geral e Dores do Indaiá e no Vale do Jequitinhonha – Carbonita, todas em Minas Gerais.

Para valorizar e compartilhar as iniciativas e resultados do programa, no ano passado, foram produzidos vídeos documentais que apresentam o trabalho de formação desenvolvido nas comunidades. No link do vídeo abaixo segue a história da cidade de Engenho do Ribeiro, em Bom Despacho, onde o grupo profissional Teatro Kabana (de bonecos) revelou talentos locais como escritores, bonequeiros e atores.

Entrecenas - Engenho do Ribeiro from Fundação ArcelorMittal on Vimeo.

 

Mais sobre o programa

Importante ressaltar que os programas sociais da ArcelorMittal Brasil tem como objetivo promover a educação, o bem-estar social e a cultura estimulando o exercício da cidadania, ampliando o acesso e a melhoria da educação formal de crianças e adolescentes e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades e melhoria da qualidade de vida. No campo da cultura, os focos principais são a ampliação do acesso a bens e serviços culturais e a promoção de projetos de formação de gestores, artistas, públicos e plateias. Um instrumento eficaz para aumentar a oferta de opções culturais que gera resultados duradouros e sustentáveis é o teatro. A ArcelorMittal patrocina grupos profissionais de teatro para que mergulhem na realidade local, sensibilizem a comunidade em relação às artes cênicas e treinem e formem um grupo teatral amador. As oficinas e cursos gratuitos que compõem a capacitação somam aproximadamente 200 horas/aula por módulo, em cada município. Os novos grupos são formados por perfis muito variados, de crianças a idosos, de aspirantes a atores a pessoas com experiência em teatro. 

1569

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090