Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Eventos

Novas mídias e novas histórias estão na pauta do 9º Fórum de Conhecimento, Comunicação e Memória

15/06/2015

André Soler e Vinícius Lima, fundadores do SP Invisível; Iara Xavier e Eduardo Xavier, fundadores do Caçadores de Bons Exemplos; e Semayat Silva e Oliveira, uma das fundadoras do Nós, Mulheres da Periferia, são os convidados especiais da 9ª edição do Fórum Permanente de Gestão do Conhecimento, Comunicação e Memória. O evento acontece entre 8h30min às 12h do dia 16 de junho de 2015 no Museu de Arte Moderna de São Paulo/MAM (Parque Ibirapuera, Portão 3) em São Paulo/SP. A ideia é refletir sobre a construção e o registro de memórias e de histórias individuais e/ou coletivas no contexto das mídias digitais, sobre o ponto de vista da emoção, do reconhecimento e do pensamento opinativo e crítico. O tema central é “Novas mídias, novas histórias” e as inscrições estão abertas.

O SP Invisível é um movimento que conta histórias de moradores de rua e pessoas que vivem ou trabalham nas ruas de São Paulo. Sua proposta é conscientizar quem está em casa, através das redes sociais, para a noção de que todos têm uma vida, uma história e um porquê de estar onde está e fazer o que faz. Assim, o grupo quer romper os preconceitos e as barreiras da invisibilidade.

Os Caçadores de Bons Exemplos é a frente de trabalho de um casal que cansou de ouvir notícias ruins e resolveu tomar uma atitude: venderam o apartamento e saíram em viagem pelo mundo em busca de pessoas que fazem a diferença na comunidade em que vivem através de algum projeto social. A crença de que existem muito mais ações positivas do que negativas no mundo é desenvolvida em quatro objetivos: mostrar que existem pessoas em busca de soluções e não somente de problemas; sensibilizar outras pessoas a multiplicarem ações positivas; e conectar as boas ações e valorizar o trabalho dos bons exemplos. Desde janeiro de 2011, eles percorreram mais de 225 mil quilômetros e catalogaram 1150 projetos e ações positivas.

Semayat Silva e Oliveira é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Sua carreira na área tem uma ligação direta com as questões raciais, sociais e de gênero. Tem experiência em Comunicação Corporativa, é assessora de imprensa de grupos culturais periféricos e acredita na comunicação como elemento essencial na transformação da sociedade.  Sua participação no coletivo “Nós, mulheres da periferia” é, além de ideológica,  uma busca de transformar o que aprendeu na academia em uma conquista menos individual e mais coletiva.

A iniciativa é resultado de parceria firmada em 2010 entre a Aberje, a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, o Grupo de Estudos de Novas Narrativas/GENN, o Memória Votorantim e o Museu da Pessoa. As inscrições, que são gratuitas e limitadas à capacidade do espaço, estão abertas diretamente no hotsite e podem ser realizadas até às 12h do dia 12 de junho.

Outras informações podem ser obtidas no hotsite especial ou ainda diretamente com Natália Savino no e-mail natalia.savino@aberje.com.br ou no telefone 11-3662-3990 ramal 810.

1227

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090