Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Revista Valor Setorial

7ª edição da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa debate códigos de conduta

08/12/2014

A revista Valor Setorial sobre Comunicação Corporativa, produzida em parceria da Aberje com o jornal Valor Econômico pelo sétimo ano consecutivo, foi lançada em encarte no dia 27 de novembro de 2014 e entregue aos participantes da cerimônia final do 40º Prêmio Aberje. A publicação bilíngue (inglês e português) oferece 92 páginas em uma edição multitemática. Sua matéria de capa está voltada para questões de compliance, mas também abrange abordagens sobre relações com investidores, comunicação pública, mídias sociais, linguagem audiovisual, relações comunitárias, grandes eventos, mídia impressa e comunicação intercultural, entre outros pontos.

Na Carta ao Leitor, os editores pontuam que o consumidor e a sociedade em geral estão mais vigilantes em relação às empresas e ao poder público em todas as suas instâncias. Em sua visão, é um comportamento que reflete o amadurecimento da democracia no país. Esta pressão maior, sustentada pelo compromisso com valores de conduta éticos, é amplificada pelo poder e alcance das redes sociais que compartilham informações instantâneas e fragmentadas em tempo real. Diante deste ambiente complexo, o papel da comunicação corporativa e dos profissionais que comandam esta área ganha uma dimensão maior na interação das empresas com seus públicos de interesse. “Não há mais espaço para corrupção e conflitos de interesse sem que os danos à reputação sejam irreparáveis”, alertam.

A jornalista Gleise de Castro assina o texto “O controle está com a sociedade”, onde comenta que as empresas que se atrasarem em adotar o novo modelo de transparência e ética vão perder mercado. Ela escutou opiniões de Paulo Nassar (ECA/USP e Aberje), Eugênio Bucci (ECA/USP e Conselho Consultivo Aberje), Juliana Souza (Alstom), Renato Janine Ribeiro (USP, Valor Econômico e Aberje), Francisco Carvalho (Burson-Marsteller), Ana Luisa Almeida (Reputation Institute).

Maior rigor na prestação de contas requer forte alinhamento com áreas jurídica e de comunicação: assim começa “Sintonia fina para informar”, matéria assinada por Maria Christina Carvalho que dá seguimento ao foco de compliance. As fontes foram Geraldo Soares (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), Nuno da Silva (BNY Mellon), Luiz Carlos Passetti (EY), Tereza Kaneta (Brunswick), Vanessa Fiusa (Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados), Rodrigo Lopes da Luz (Eternit), Leandro Capa (CPFL Energia) e Gustavo Pimenta (Grupo AES Brasil). O texto é complementado com “Cuidado com os números”, assumindo que o desafio é alinhar discurso para os stakeholders. Foram consultados Simone Soares e Guilherme Machado, ambos da Cosan.

 

 

Com a compreensão de que o “Mundo digital traz novos desafios”, uma mesa-redonda foi montada e constatou: cada vez mais expostas, as empresas precisam interagir com toda a sociedade. Esse é o texto de Gleise de Castro, a partir da conversa entre Pedro Dias, Diretor de Comunicação da GM; Gislaine Rossetti, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da TAM; Sérgio Giacomo, Diretor de Comunicação e Assuntos Corporativos  da GE;  Paulo Henrique Soares, Diretor de Comunicação da Vale; George Costa e Silva, Gerente de Comunicação, Mídias Sociais e Responsabilidade Social da Toyota; Paulo Marinho, Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco; Marcelo Behar, Diretor de Assuntos Corporativos da Natura; e Hélio Muniz, Diretor de Comunicação do McDonald’s Brasil, em moderação feita por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A revista teve como editoras Tânia Nogueira Álvares e Kendra Johnson, com Edson Pinto de Almeida como editor-assistente. A equipe de repórteres e colaboradores foi composta por Érica Polo, Gleise de Castro, Gilmara Santos, Jacilio Saraiva, Jiane Carvalho, Júlia Matravolgyi, Lourdes Rodrigues, Luiz Maciel, Maria Carolina Nomura, Maria Christina Carvalho, Roberto Rockmann e Soraia Duarte. Mauro de Barros e Maya Johnson atuaram na revisão. A pesquisa e revisão técnica do Valor Data teve gerência de Wilian Volpato. Silas Botelho foi editor de arte e fotografia, tendo Eli Sumida na coordenação de arte. Thomás Coutinho e Vivianne Vilas Boas Peixoto são os designers, com pesquisa de fotos e imagens de Júlia Matravolgyi. Beto Nejme assina a capa.

Acesse a versão digital aqui. Todas as edições anteriores podem ser consultadas no site da Aberje, seguindo este link.

1270

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090