Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Estudantes

GE e SENAI lançam programa de capacitação de jovens aprendizes

18/08/2014
A GE Transportation e os negócios de Industrial Solutions e Power Conversion acabam de lançar, em parceria com o Senai-MG, um programa de capacitação em Aprendizagem Industrial para jovens da região metropolitana de Belo Horizonte. Juntos, os parceiros irão formar novos talentos para atuar nas plantas industriais da GE em MG.
O programa surgiu para suprir a carência de mão de obra especializada em eletromecânica, atualmente uma demanda difícil de ser preenchida nas unidades fabris da companhia. Com base em uma antiga parceria com o Senai para a formação de aprendizes, uma nova grade curricular e um novo modelo de seleção foram criados exclusivamente para as turmas da GE.
“O modelo de seleção dos jovens foi reestruturado a fim de atrair estudantes altamente alinhados e comprometidos com os valores da companhia”, explica Armando Martins, líder do projeto na GE. “Os jovens foram indicados por colaboradores que atuam em posições similares na companhia. Todos foram submetidos a uma prova de conhecimentos gerais e os estudantes com o melhor nível de aproveitamento foram selecionados para a primeira turma”, complementa Armando.
Ao todo, foram contratados 27 jovens e as aulas teóricas estão sendo ministradas desde o início de julho. Além das disciplinas específicas sobre mecânica e elétrica, os alunos também contarão com aulas sobre saúde, segurança e meio ambiente, qualidade, processos e manufatura. Essa formação permitirá que eles desenvolvam as competências necessárias para atuarem não somente em sua área de interesse, mas em qualquer divisão de negócio da GE.
A partir de setembro o curso incluirá a parte prática das disciplinas nas fábricas da GE durante a manhã, e a tarde os alunos seguirão com as aulas no Senai. O sistema se mantém até o próximo ano, quando os jovens passarão a atuar exclusivamente na GE. A expectativa é que mais de 70% dos alunos selecionados permaneçam na empresa após o término do período de capacitação.
“Chegamos a este modelo por concluir que ele atende às necessidades de mercado dos nossos alunos ao mesmo tempo em que contempla as necessidades específicas da GE”, explica Waleska Torres, líder do projeto de capacitação no Senai.
1067

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090