Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Pesquisas

Pesquisa mostra que empresas usam redes sociais para aumentar relacionamento com stakeholders

16/06/2014

Levantamento exclusivo da Aberje mostra que as empresas brasileiras estão preocupadas com o que as pessoas estão falando sobre elas nas mídias sociais. Aproximadamente 69% dos entrevistados afirmam que utilizam ferramentas de análises e mensuração para compreender o que estão dizendo em relação à marca, produto ou serviço.

O estudo “Espaços corporativos em redes sociais digitais e processos de colaboração nas organizações: realidade no Brasil” considerou uma amostra formada por 53 empresas associadas, de diversos segmentos e setores da economia, e classificadas entre as 1000 Maiores Empresas do Brasil, segundo o Valor Econômico. As informações foram obtidas por meio de questionário preenchido em sistema on-line, no período de 06 de fevereiro a 28 de março de 2014.

Dentre as atividades de acompanhamento mais utilizadas, destacam-se com 61,8% o monitoramento de espaços corporativos em redes digitais, com 41,2% a integração desse monitoramento com soluções de marketing e com 38,2% a análise do sentimento do cliente. A pesquisa revela, ainda, que para os próximos anos a expectativa muda um pouco.  A avaliação do sentimento do cliente em relação à marca, produto ou serviço promete liderar a lista com 52,9% das respostas. Quando questionados sobre a preocupação com os riscos de exposição negativa da corporação nas redes sociais digitais, 64% das empresas entrevistadas têm esse receio, mas acreditam que eles podem ser diminuídos ou evitados. Danos à reputação da marca e a divulgação de informações estratégicas são as principais preocupações.

Um dos dados indica que 93% dos entrevistados se mostraram favoráveis ao uso e acesso a espaços corporativos nas redes sociais digitais no ambiente de trabalho. A justificativa apontada pelos participantes é a de que ao ter essa permissão, o colaborador consegue se atualizar sobre o que é falado sobre a empresa na web, além de facilitar a comunicação e a socialização com a equipe. De acordo com a pesquisa, 52% das organizações já possuem regras para o uso das mídias sociais. Os objetivos são: evitar que o uso das redes pelo colaborador durante o expediente tenha impactos negativos em sua produtividade e que conteúdos postados causem reflexos na reputação e nos negócios da empresa. Dentre as regras mais comuns identificadas, destacam-se o nível de representação oficial da opinião da organização, a indicação da linguagem a ser utilizada e o controle sobre as postagens de opinião individual. Cerca de 50% das instituições estabeleceram políticas de proteção sobre o uso de dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebooks.

As mídias digitais sociais são mais uma aliada quando o assunto é promover o engajamento de públicos. De acordo com o estudo, 62% dos entrevistados afirmam que as redes contribuem para a mobilização corporativa. Com relação aos benefícios, 48,8% da amostra indicam como positivo o aumento do conhecimento sobre assuntos das próprias organizações, como produtos, serviços e público alvo. Outros 48,8% apontaram a criação de percepções mais favoráveis em relação à organização e às marcas. Aproximadamente, 46,3% destacam uma melhor compreensão das percepções dos clientes quanto à organização. A sondagem destaca, ainda, que apesar do importante papel desempenhado pelas mídias digitais, apenas 29% delas realizam treinamentos com seus colaboradores acerca dessas plataformas. O principal tema trabalhado é o engajamento.

O DatAberje, no ano de 2014, tem apoio institucional da Bayer.

2880

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090