Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Pesquisas

Valor Econômico debate pesquisa sobre redes sociais corporativas realizada pela Aberje

04/06/2014

Nos últimos anos, companhias de todo o mundo passaram a criar perfis nas redes sociais e a contratar agências de publicidade e de monitoramento para desenvolver relacionamento com consumidores e avaliar as relações dos clientes com suas marcas. No Brasil, a maioria das empresas de grande porte considera que o uso das mídias sociais tem sido eficaz, como indica um estudo realizado pela Aberje com companhias de grande porte associadas à entidade e analisado pela jornalista Cibelle Bouças e publicado no caderno Empresas, Tendências e Consumo do Jornal Valor Econômico na edição deste dia 3 de junho de 2014.

 

 

De acordo com o estudo, 62% das empresas consideram o uso de espaços corporativos em redes sociais eficaz. Para 48,8% dessas empresas, o principal benefício obtido com as redes sociais é o aumento do conhecimento da companhia, de seus produtos ou serviços. Também para 48,8% das companhias, o uso das redes sociais contribui para criar uma percepção mais favorável da empresa. Outro fator positivo indicado por 46,3% das empresas é uma melhor compreensão dos clientes em relação à companhia e aos seus produtos e serviços.

Outro benefício citado por 34,1% das empresas é o desenvolvimento de atividades de marketing e comunicação direcionadas aos consumidores. "As companhias têm feito cada vez menos uso de mídias tradicionais, como jornais, boletins e revistas, em detrimento de redes sociais", afirma Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje. Ele considerou, no entanto, que as companhias ainda aproveitam pouco o potencial das redes sociais. "A disseminação de informações nas redes sociais ainda está muito ligada à necessidade de resultados econômicos de curto prazo. Há poucas iniciativas de apresentar a cultura da empresa e fazer um monitoramento que tenha como meta descobrir oportunidades de mercado e possíveis fraquezas da companhia", pondera Nassar.

O conteúdo integral da matéria pode ser acessado por assinantes ou cadastrados do site do Jornal Valor Econômico a partir deste link.

1202

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090