A Abril Educação, uma empresa do Grupo Abril voltada exclusivamente a prestar apoio pedagógico a escolas e professores em todo o país, adotou o Microsoft SharePoint 2010 e solucionou as inconsistências das ferramentas utilizadas para publicar conteúdos em seus portais. Ao integrar os conteúdos digitais e melhorar a usabilidade dos recursos, a companhia quadruplicou o número de visitantes em seus sites, ampliando seu impacto em instituições de ensino de todo o País.
Os principais problemas enfrentados pela Abril Educação eram o fato de que a antiga solução requeria manutenção descentralizada de fornecedores, não reutilizava códigos e componentes, e ainda oferecia um complexo licenciamento de software. Além disto, todos os seus portais necessitavam de login e cadastro diferentes, gerando informações duplicadas e dificuldades para a atualização de conteúdos.
"A antiga solução apresentava desafios de escala e de profissionalização,", resume Ana Teresa Ralston, diretora de Tecnologia da Educação da empresa. "Precisávamos evoluir para as melhores práticas na construção de portais". O SharePoint 2010 Enterprise, plataforma de colaboração e produtividade, foi a saída para a resolução desses problemas. "A Abril Educação optou por equalizar as soluções num ambiente Microsoft, pois já utilizava outros produtos da companhia e conhecia o potencial da marca", explica Marcos Gawriliuk, diretor comercial da Global Site Networking (GSN), empresa parceira na implantação.
A migração para a solução da Microsoft durou cerca de um ano e envolveu 14 profissionais, entre desenvolvedores, analistas, designers e o gerente de projeto da GSN. "A decisão de usar o SharePoint foi exatamente pela possibilidade de escala, modularização e reaproveitamento dos conteúdos que a plataforma oferece. É um produto maduro, que nos possibilita criar uma identidade própria, aperfeiçoar a navegabilidade dos portais e garantir a estabilidade do banco de dados", conta Ana Teresa.
Hoje o SharePoint é a porta de relacionamento direto com o cliente. Além de ter facilitado a publicação dos conteúdos, a plataforma permitiu que os sites ganhassem layout inovador, chamativo e de fácil navegação. O ganho qualitativo também garantiu a consolidação do relacionamento online da Abril Educação com seus públicos ao escalonar de 50 para 200 mil o volume de acessos aos portais da companhia. Graças à agilidade que a solução agregou ao grupo, o número de sites também aumentou desde que a implantação. Até o momento, doze portais estão publicados no SharePoint. "Agora os sites estão estruturados em grandes práticas que olham para o futuro da inovação", acredita Ana Teresa.
Sobre a Microsoft Brasil
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 14 escritórios abrangendo todo o território nacional e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 424 mil profissionais. Nos últimos nove anos, a empresa investiu mais de R$ 151,3 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 112 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090