Nesta sexta-feira (14), a Petrobras firmou termo de compromisso com a Prefeitura de Santos, USP, Unicamp, Unesp e Fundação Parque Tecnológico de Santos para a construção do Centro Tecnológico da Baixada Santista (CTBS). O local contará com infraestrutura laboratorial voltada ao desenvolvimento de pesquisas para apoiar as atividades de exploração e produção de petróleo na Bacia de Santos. As obras estão avaliadas em R$ 77 milhões e têm previsão de início em oito meses e entrega em 2016.
Participaram da solenidade, realizada na Prefeitura de Santos, o gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, André Cordeiro, o secretário estadual de Energia, José Aníbal, o prefeito do Município, Paulo Alexandre Barbosa, além de autoridades locais e representantes das instituições de ensino, que coordenarão as atividades do CTBS. "Já avançamos com o desenvolvimento do projeto conceitual em parceria com as universidades e hoje damos mais um passo importante para a concretização deste empreendimento que será referência nacional", enfatizou Cordeiro.
"Até 2018, a produção do país deve alcançar 3,2 milhões de barris por dia e metade será do pré-sal. O objetivo é aumentarmos a produção nacional até 2020 para 4,2 milhões de barris diários. As grandes profundidades e a distância da costa trarão grandes desafios e o CTBS dará todo suporte às operações na Bacia de Santos para agregar conhecimento e eficiência às atividades", informou o gerente executivo do Cenpes.
Conforme o secretário estadual de Energia, "a Petrobras está na vanguarda do conhecimento e o estado de São Paulo terá condições de fornecer politécnicos capacitados para as atividades do Centro Tecnológico, gerando empregos e beneficiando a população". A mesma opinião foi compartilhada pelo prefeito de Santos. "Esta é uma data histórica, pois este equipamento trará ainda mais desenvolvimento para a Região".
Na ocasião, o prefeito de Santos também encaminhou ao presidente da Câmara, Sadao Nakai, o projeto de lei que autoriza a doação de um terreno de 3.020 m² à Fundação Parque Tecnológico de Santos, que cederá a área ao CTBS por comodato com prazo de 50 anos. O local fica no bairro Vila Nova, onde serão construídos, conforme o projeto conceitual, laboratórios (edificação e equipamentos) relacionados ao conceito de gerenciamento integrado de operações de produção de petróleo, visando atender aos principais desafios tecnológicos do setor.
O centro de excelência terá infraestrutura laboratorial com foco na integração de diversas áreas relacionadas à automação, otimização de processos, gerenciamento remoto, computação científica de alto desempenho, realidade virtual, monitoramento ambiental e logística. Na ocasião, o gerente executivo do Cenpes também assinou o termo de cooperação entre Petrobras e USP para a elaboração do projeto executivo.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090