Em uma noite de muitas histórias motivadoras, o terceiro encontro anual de líderes da Plataforma Liderança Sustentável reuniu mais de 300 executivos que lotaram o Teatro Cultura Artística nesta quarta-feira, dia 30. Logo no início, Ricardo Voltolini, idealizador da Plataforma, apresentou as novidades, como a nova logomarca do movimento e o novo slogan: “Líderes que entregam resultados e valores.”
“Pensamos nesse slogan como a tradução fiel do que é a Plataforma, com pessoas capazes de gerar resultados sustentavelmente”, explicou Voltolini, que anunciou, ainda, dois novos programas educacionais a serem lançados em breve pela Plataforma: o “Jovem Líder Sustentável”, com o intuito de educar líderes de 15 a 22 anos; e o “Líderes Sustentáveis em Governos”, para profissionais da área pública.
Outra novidade anunciada durante o evento foi a criação da “Plataforma Liderança Sustentável Versão Executivos”. “Em nossas andanças pelo Brasil, constatamos que, em muitas empresas, o líder está muito distante da realidade do dia a dia da companhia. E os executivos, que atuam na linha de frente, nos cobravam um espaço no qual pudessem trocar experiências e motivar outros executivos”, conta Voltolini.
Unanimidade
O desfile de depoimentos das novas lideranças que se integraram à Plataforma nesta terceira etapa teve uma unanimidade: “Para ser um líder sustentável é preciso paixão, dedicação e transparência”. Essa foi a tônica de todos os discursos, sempre muito aplaudidos, dos líderes da Schneider Electric, Samarco, Duratex, Santander, Even Construtora, Votorantim Metais e Renova Energia. Executivos do Itaú, Unilever e Itaipu também passam a integrar a Plataforma nesta etapa, porém não puderam estar presentes ao evento.
Exemplos reais de como a sustentabilidade e o resultado podem sempre caminhar juntos, os líderes traduziram, em breves palavras, anos e até décadas de dedicação e empenho para transformar suas companhias em empresas de muito valor agregado, cuja filosofia principal é sempre a preocupação com o social. “Não é o lucro isolado que mobiliza, mas sim a possibilidade de transformação social”, disse Ricardo Vescovi, da Samarco Mineração.
Ações como a capacitação de mais de 16 mil jovens na área elétrica, realizada pela Schneider; criação de um grande programa de prevenção de acidentes dentro da Samarco; microcrédito sustentável do Banco Santander; construção de prédios residenciais com certificação sustentável, da Even Construtora, entre muitas outras, denotam que a sustentabilidade advém do ato de agir, de querer transformar. “O líder sustentável deve liderar pelo exemplo, pois vale mais uma ação do que uma palavra colada na parede”, resumiu Tito Martins, da Votorantim Metais.
Novo livro
Durante esta terceira etapa da Plataforma Liderança Sustentável, Voltolini também apresentou seu segundo livro, “Escolas de Líderes Sustentáveis” (Campus/Elsevier), que será lançado oficialmente no próximo dia 13, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, a partir das 18h30.
A obra reúne as histórias dos 10 presidentes integrantes da segunda etapa da Plataforma, que aconteceu em 2012. No evento de ontem, os líderes da PepsiCo, Masisa e IBM subiram ao palco para falar da emoção de poderem construir e compartilhar suas experiências também como personagens de um livro. “É emocionante saber que posso incentivar milhares de pessoas com o meu exemplo e contribuir para um mundo melhor”, ressaltou Andréa Alvares (PepsiCo).
História do movimento
A Plataforma Liderança Sustentável nasceu em junho de 2011, a partir do primeiro livro de Ricardo Voltolini, “Conversas com Líderes Sustentáveis” (Senac/SP), com a missão de inspirar, conectar e educar novos líderes para o tema da sustentabilidade. Ela consiste, a rigor, num conjunto de estratégias e ferramentas de gestão de conhecimento: livro, portal, videopalestras, encontros regionais, workshops, estudos, artigos e conteúdos para educadores que trabalham com o tema da sustentabilidade em escolas de negócio e universidades.
As ferramentas, conteúdos e o engajamento promovidos pela Plataforma Liderança Sustentável acabaram gerando um grande movimento, cuja meta é trabalhar 50 casos pessoais de presidentes de empresas durante um ciclo de cinco anos, com a abordagem de cinco temas em sustentabilidade: o estado da arte da liderança para a sustentabilidade (2011), educação (2012), estratégia (2013), inovação (2014), e comunicação (2015). “Já foram realizados 186 encontros em 30 meses de existência, atingindo presencialmente 35 mil jovens líderes em todo o país. As videopalestras dos presidentes e especialistas, uma das nossas mais importantes ferramentas, já foram vistas por cerca de 250 mil pessoas”, destaca Voltolini.
979 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090