Dez líderes de grandes empresas reúnem-se no encontro anual da Plataforma Liderança Sustentável, no dia 30 de outubro, em São Paulo, para apresentar, em palestras curtas, como a sustentabilidade vem sendo inserida no planejamento estratégico de suas organizações. O evento acontece no Teatro Cultura Artística, a partir das 19h (apenas para convidados), e terá transmissão ao vivo pela internet. Entre presidentes e vice-presidentes, já estão confirmadas as participações de representantes da Even, Duratex, Itaipu Binacional, Itaú, Renova, Samarco, Santander, Schneider Electric, Unilever e Votorantim.
O evento marca o início da 3ª etapa da Plataforma Liderança Sustentável, programa lançado em 2011 com a missão de inspirar, conectar e educar novos líderes para o tema da sustentabilidade. “Os depoimentos dos presidentes não trazem apenas histórias bem-sucedidas, mas também erros e aprendizados. A ideia é que a força da experiência relatada inspire e eduque mais e mais profissionais, formando uma grande teia de lideranças que colocam os valores da sustentabilidade no centro da tomada de decisão”, explica Ricardo Voltolini, idealizador do movimento.
Na ocasião acontece, ainda, o lançamento do segundo livro de Voltolini, Escolas de Líderes Sustentáveis (Campus-Elsevier). O primeiro, Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac/SP), inspirou a idealização da Plataforma, que consiste, a rigor, num conjunto de estratégias e ferramentas de gestão de conhecimento: livro, portal, videopalestras, encontros regionais, workshops, estudos, artigos e conteúdos para educadores que trabalham com o tema da sustentabilidade em escolas de negócio e universidades.
As ferramentas, conteúdos e o engajamento promovidos pela Plataforma Liderança Sustentável acabaram gerando um grande movimento, cuja meta é trabalhar 50 casos pessoais de presidentes de empresas durante um ciclo de cinco anos, com a abordagem de cinco temas em sustentabilidade: o estado da arte da liderança para a sustentabilidade (2011), educação (2012), estratégia (2013), inovação (2014) e comunicação (2015). “Já realizamos 186 encontros em 30 meses de existência, atingindo presencialmente 34 mil jovens líderes em todo o país. As videopalestras dos presidentes e especialistas, uma das nossas mais importantes ferramentas, já foram vistas por cerca de 250 mil pessoas”, destaca Voltolini.
Na noite de 30 de outubro serão lançados, também, dois programas educacionais: um para jovens líderes sustentáveis e outro para líderes sustentáveis em governos. A neutralização de carbono do evento será realizada pela empresa Reclicagem.
Um pouco da história do movimento
Na mesma data em que o primeiro livro de Voltolini foi lançado – 2 de junho de 2011 –, aconteceu o primeiro encontro nacional de líderes da Plataforma Liderança Sustentável, com a presença dos 10 presidentes de grandes corporações retratados na obra – Fábio Barbosa (ex-Santander, atual Abril S.A.), Guilherme Leal (Natura), Paulo Nigro (Tetra Pak), Franklin Feder (Alcoa), José Luciano Penido (Fibria), Héctor Núñez (ex-Walmart, atual Ri Happy), Luiz Ernesto Gemignani (Promon), José Luiz Alquéres (ex-Light), Kees Kruythoff (Unilever), Miguel Krigsner (Grupo Boticário). Durante o evento, eles narraram, em minipalestras – gravadas e transformadas posteriormente em vídeos para o portal www.ideiasustentavel.com.br/lideres –, como pensam, agem e com base em que valores tomam decisões.
Em 2012, com o lançamento da segunda etapa do movimento – que tratou de como as empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade –, outras 10 lideranças aderiram ao programa – que, assim, passou a contar com 20 presidentes integrantes.
Novo livro
As histórias dos 10 presidentes integrantes da segunda etapa da Plataforma Liderança Sustentável são a base da obra Escolas de Líderes Sustentáveis. O livro está estruturado em duas partes. A primeira discute como as escolas de negócios estão tratando o tema da sustentabilidade e preparando novos líderes para promover a transição para uma economia verde. A segunda traz os relatos e depoimentos inspiradores dos 10 presidentes que adotaram estratégias inteligentes de envolvimento e educação de seus líderes para a sustentabilidade. São eles Alessandro Carlucci (Natura), Alfred Hackenberger (BASF), Andrea Alvares (PepsiCo), Britaldo Soares (AES Brasil), Carlos Fadigas (Braskem), João Carlos Brega (Whirlpool), Luiz Barretto (Sebrae), Marise Barroso (Masisa), Oscar Clarke (HP) e Rodrigo Kede (IBM).
Serviço:
O quê: Encontro Anual da Plataforma Liderança Sustentável 2013
Quando: 30 de outubro, a partir das 19h (apenas para convidados)
Onde: Teatro Cultura Artística (Av. Juscelino Kubitschek, 1.830)
Transmissão ao vivo: www.ideiasustentavel.com.br/lideres
1231 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090