A reciclagem é tradição no Carnaval da Coca-Cola Brasil, que há seis anos em parceria com a Riotur, Liesa e Comlurb, realiza a coleta seletiva na Sapucaí. Em 2013, pela primeira vez, a empresa apoia também a coleta seletiva pelos blocos da cidade. Com o apoio da Coca-Cola Brasil, a Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro) realiza a ação “Carnaval Limpo”, para a coleta de material reciclável (latas de alumínio, pet, papel e vidro) durante os 14 desfiles dos 12 blocos da Associação.
“Carnaval Limpo” nos blocos da cidade - O projeto “Carnaval Limpo” contará com 200 profissionais treinados pela ONG Doe Seu Lixo, entre coletores e equipes de triagem. Todos passarão por um treinamento para as atividades que começam no dia 26/01 com o desfile do bloco Imprensa que eu Gamo, em Laranjeiras.
Neste Carnaval, a operação será aperfeiçoada e contará com uma estrutura ainda maior. Entre as novidades, estão os carrinhos para carregar as bolsas de coleta durante os trajetos dos blocos, o que vai facilitar a movimentação dos catadores entre os foliões. Pela primeira vez também serão usadas as “bombonas”, um tipo de latão próprio para armazenamento de vidro, minimizando os riscos de acidentes durante a coleta e transporte do material. Os catadores, ou agentes de coleta, também ganharão uniformes com camisas feitas de pet, bermuda, luva e boné.
Todo o resíduo coletado durante a passagem dos blocos será levado por caminhões para as tendas montadas nas concentrações dos blocos, onde será feita a pré-triagem. Em seguida, o material será transportado por caminhões fechados munidos de sistema de rastreamento (GPS) para a Usina de Triagem e Reciclagem (UTR-RJ) do Instituto Doe Seu Lixo, no bairro do Santo Cristo. De lá, seguirá para venda, possibilitando a geração de renda com a comercialização do material.
A ação Carnaval Limpo é uma realização da Sebastiana e conta com a parceria Globo Rio, patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, apoio da Coca-Cola Brasil e da Riotur, gestão operacional do Instituto Doe Seu Lixo e execução da Febracom.
Ação na Sapucaí recolheu 59 toneladas em 2012 - Esse ano serão 80 catadores de 14 cooperativas, uniformizados com camisas feitas com tecidos de PET reciclado, participando da ação no sambódromo. A renda obtida com a venda do material recolhido na Apoteose do Samba é destinada aos próprios catadores. Ano passado, foram recolhidas mais de 59 toneladas de materiais recicláveis na ação no Sambódromo. São projetos como este, feito em parceria com a Comlurb, Liesa e Riotur, que fazem do Brasil o líder mundial de alumínio e um dos que mais reciclam embalagens PET. “Com esta ação esperamos estimular a conscientização e melhorar o trabalho dos catadores, contribuindo para a geração de renda e proporcionando, para cariocas e turistas, um Carnaval com responsabilidade ambiental”, explica o vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões.
Camarote Coca-Cola em ritmo de reciclagem - Neste carnaval, a Coca-Cola Brasil marcará presença na avenida com a campanha “Reciclagem. Tradição do Carnaval Coca-Cola Brasil”. Em seu camarote no sambódromo, a empresa traz projeto arquitetônico todo composto por materiais ecologicamente corretos, assinado pela AV Produções. Para revestir as colunas do espaço, foram usados 60m² de tecido feito a partir de PET reciclado. Já nas paredes, foram aplicados 140 m² de MDS (painel de fibras de madeira).
Sobre a Coca-Cola Brasil - O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 15 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente 60 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos.
Os investimentos do Sistema Coca-Cola Brasil para 2012 são de R$ 2,8 bilhões. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões, 50% maior do que o montante investido entre 2007 e 2011.
A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por
exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,91 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 13 anos atrás.
Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.
1142 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090