O ecovio®, plástico biodegradável da BASF, é o protagonista do projeto-piloto envolvendo copos descartáveis e biodegradáveis e sacos de lixo compostáveis que acontecerá durante o 2º Fórum Corporativo de Sustentabilidade promovido pela BASF em São Paulo.
Durante a semana prévia ao evento, a empresa Lia Tulmann, encarregada do serviço de buffet do evento, coletou todo o resíduo orgânico utilizado na preparação dos alimentos em sacos de lixo confeccionados com ecovio®, plástico biodegradável e compostável da BASF, feito parcialmente de fonte renovável.
Além disso, os copos descartáveis usados no evento também serão coletados. Eles não são feitos de um plástico convencional, mas sim de um papel que é revestido com uma camada fina de ecovio® FS Paper. Todo material será enviado para a Bioland Indústria e Comércio de Composto Orgânico, empresa do Grupo Ambipar especializada em produção de insumos orgânicos agrícolas a partir de resíduos industriais, que opera uma usina de compostagem em Piracicaba.
"A solução inovadora permite que os copos descartáveis de papel revestidos com uma fina camada de ecovio® FS Paper não precisem ser destinados a aterros sanitários após o uso. Ao invés disso, eles podem ser processados juntamente com o lixo orgânico e com os sacos de lixo para produzir um adubo valioso", explica Karina Daruich, Gerente do Negócio de Plásticos Biodegradáveis da BASF para a América do Sul.
Este composto de alta qualidade é adquirido por meio da gestão dos resíduos orgânicos feita pelo Grupo Ambipar. "Procuramos oferecer as soluções ambientais mais adequadas, completas e integradas aos diferentes tipos de geradores. Estamos sempre em busca de alternativas para o descarte dos resíduos, seja pela sua reciclagem ou transformação em novos produtos, por exemplo, com a ajuda do novo material de embalagem desenvolvido pela BASF: esse material entra em nossa cadeia produtiva como matéria-prima e se transforma em Fertilizante Orgânico", diz Kátia Beltrame, Diretora Técnica da Bioland (Grupo Ambipar).
Uso, coleta e compostagem - Além dos resíduos pré consumo, gerados durante a preparação dos alimentos para o evento, todo o resíduo orgânico gerado pós consumo no evento será destinado para a Bioland, onde será compostado e se transformará no Ecosolo, Adubo Orgânico. O Grupo Ambipar coletará os copos, juntamente com os resíduos de alimentos, em sacos de lixo compostáveis de ecovio®, e os transportará para a usina de compostagem em Piracicaba, onde o comportamento de degradação é precisamente monitorado e controlado.
“Este projeto-piloto, realizado durante o 2º Fórum Corporativo de Sustentabilidade, serve não só para destacar o compromisso ativo da BASF com a eficiência de recursos, mas também para estudar o ciclo fechado na gestão de resíduos, um conceito que já testamos em outros projetos-pilotos pelo mundo”, diz Gislaine Rossetti, Diretora de Relações Institucionais da BASF para a América do Sul.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090