A mineradora Anglo American é a empresa sustentável do ano. A empresa foi o principal destaque do levantamento do Guia Exame de Sustentabilidade 2012, elaborado pela revista EXAME a partir de metodologia do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes). O anúncio ocorreu em cerimônia realizada ontem à noite em São Paulo, que revelou ainda as vinte empresas-modelo em práticas de responsabilidade social corporativa e a campeã no segmento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
De acordo com o estudo, o grande mérito da Anglo American foi o de encarar o desafio de mudar a imagem de um setor ainda associado à degradação ambiental e à exploração irresponsável. Sua fábrica de processamento de níquel, inaugurada ano passado em Barro Alto (GO), tem capacidade para processar 41 mil toneladas do minério por ano e será fundamental para alcançar sua meta de ampliar sua produção em 50% até 2015. Ao mesmo tempo, a unidade tem 65% de sua demanda de energia alimentada por fontes renováveis e alternativas e recicla 100% da água utilizada no processo de produção.
Pelo segundo ano consecutivo, o Laboratório Sabin, de Goiás, conquistou o prêmio da PME sustentável do ano. A gestão de pessoas é um dos alicerces de sua política sustentável e, dentre os benefícios concedidos a funcionários, destacam-se assistência de agência de turismo, conselhos de como usar o salário e auxílio para sanar dívidas.
Confira abaixo a lista completa das empresas-modelo eleitas pelo Guia EXAME de Sustentabilidade 2012:
AES Brasil
Alcoa
Anglo American
Braskem
Bunge Brasil
Grupo Boticário
CPFL Energia
Dow
Ecorodovias
Elektro
Whirlpool Latin America
Fibria
Grupo Fleury
Itaú Unibanco
Kimberly-Clark Brasil
Laboratório Sabin
Masisa
Natura
Grupo Promon
Unilever
Embraco
Sobre o estudo - O Guia chega às bancas no dia 22 trazendo números que mostram a importância da questão da sustentabilidade na economia: das 170 empresas inscritas este ano, 93% buscam engajar fornecedores e clientes em suas atividades de responsabilidade socioambiental; 91% adotam práticas para eliminar a discriminação no trabalho; e 88% possuem um cargo de diretoria para tratar de questões relativas à sustentabilidade com a presidência através de um canal direto.
Neste ano, 44 empresas se inscreveram pela primeira vez para participar do processo de avaliação do Guia EXAME de Sustentabilidade. Elas responderam a mais de 120 questões. Na segunda etapa, as respostas são avaliadas de acordo com quatro dimensões: geral, econômica, social e ambiental, todas com o mesmo peso. A redação de EXAME pré-selecionou 42 empresas após checar as informações que elas forneceram no questionário. A lista final das 21 empresas é elaborada por um conselho independente integrado por especialistas na área de sustentabilidade.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090