Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Sustentabilidade

Schneider Electric auxilia estudantes da USP na construção de casa sustentável

14/09/2012

 A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia, fornece soluções para a construção de uma casa sustentável que será apresentada na competição Solar Decathlon 2012, que ocorre de 13 a 30 de setembro, em Madri, na Espanha. O evento reunirá 20 equipes, representando universidades de todo o mundo, que colocarão em funcionamento uma casa sustentável com eficiência energética, projetada e construída por cada país.

Para auxiliar os estudantes da equipe brasileira na construção da casa, a Schneider Electric Brasil forneceu o sistema de automação KNX, componentes linha Acti 9 para proteção da distribuição elétrica, tomadas e plugues da linha Modena, além de suporte e treinamento técnico ao time. O projeto, batizado por EkóHouse que será apresentado pela equipe brasileira na competição, foi criado por estudantes de Engenharia da USP (Universidade de São Paulo) Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Instituto Federal de Santa Catarina.

“A EkóHouse terá, além do conforto, a otimização do gerenciamento de energia elétrica local, com redução de até 30% no consumo. Esperamos contribuir para a vitória do time do Brasil”, diz Rogério Ribeiro coordenador do canal integrador de sistemas da unidade de negócios residencial.

A residência foi construída com uma proposta sustentável e funciona a base de energia solar, água da chuva e iluminação natural. A construção é composta por cozinha, sala de jantar, sala de estar, banheiro e quarto, que totalizam aproximadamente 47 metros quadrados. O ambiente ainda inclui persianas e móveis, além de ser projetado para oferecer flexibilidade de uso ao morador.

A casa foi inspirada na diversidade e na pluralidade da cultura brasileira, com a junção do high-tech com o low-tech. A herança indígena foi tomada como ponto de partida, como matriz desse mosaico cultural que mantém uma unidade na identidade nacional. Dando origem ao nome “Ekó”, original da língua Tupi-Guarani, que significa “viver” ou “modo de viver”.

967

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */