Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Sustentabilidade

Cerca de 2.500 jovens da região de Chapecó (SC) ganham peça teatral sobre sustentabilidade

17/08/2012

O Teatro Mata Viva, projeto de educação ambiental do Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental da BASF, teve início hoje no município catarinense de Chapecó. A iniciativa consiste em apresentações teatrais sobre conscientização e preservação do meio ambiente destinadas ao público infanto-juvenil. O programa conta com gestão estratégica da Fundação Espaço ECO (FEE), instituída pela BASF, e, na região, com a parceria da Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa).

Serão realizadas 18 apresentações teatrais gratuitas entre os dias 15 e 28 de agosto, que deverão reunir aproximadamente 2.500 estudantes, com idade entre seis e 12 anos oriundos, principalmente, da rede pública de ensino do município.  “O objetivo é transmitir a mensagem sobre a importância da sustentabilidade de forma lúdica, já que estamos falando de um público composto por crianças e adolescentes. Esse conhecimento, com certeza, tornará esses jovens mais conscientes e críticos sobre o tema” afirma Fernando Feitoza, gerente de Educação para Sustentabilidade da FEE.

O Teatro Mata Viva tem por objetivo estimular os jovens a refletir sobre seu papel em relação à preservação do meio ambiente, por meio do conhecimento socioeducacional proposto.  “A iniciativa visa fomentar a cultura e a conscientiza-ção ambiental, oferecendo algo além de entretenimento” argumenta Dieter Schultz, gerente de Serviços e Sustentabilidade da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF. Para a Cooperalfa “Parcerias como esta vem ao encontro da missão da cooperativa, que é promover o desenvolvimento sustentável para os agricultores associados e para a comunidade em geral. É através de ações de conscientização que podemos contribuir para uma melhor qualidade de vida no campo e na cidade”, ressalta Elton Stormowiski, assistente comercial da Cooperalfa.

Para a comunicadora social da Cooperalfa, Maritânia Bagnara, falar de sustentabilidade já é um desafio para os adultos, pois é latente a dificuldade de compreender ao certo o significado desta palavra. “Trabalhar este tema de forma lúdica com as crianças contribuirá para que se tornem adultos conscientes de seu papel na sociedade. É um assunto que, daqui por diante, será sempre atual”, finalizou.

O Programa Mata Viva desenvolve ações de educação ambiental e readequação ambiental, incluindo a recuperação de matas ciliares e nascentes de rios em biomas de Mata Atlântica e Cerrado. Desde o início, o programa já diagnosticou mais 45 mil hectares de área em 121 propriedades rurais e já plantou mais de 730 mil mudas em 439 hectares,  sempre em parceria com cooperativas agrícolas de importantes regiões produtoras do País. Já as ações de educação ambiental, que incluem atividades em escolas públicas, capacitação de professores e a conscientização de jovens - das quais o Teatro Mata Viva faz parte – somam mais de 70 mil pessoas impactadas.

983

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */