A Embraco é a primeira empresa com sede no Brasil a assinar o compromisso
Sustainable Energy for All, iniciativa global das Nações Unidas para que governantes, empresários e sociedade civil assumam o compromisso de realizar ações concretas para alcançar a sustentabilidade na área energética até 2030. Lançado em outubro de 2011, e um dos temas discutidos na Rio + 20, o compromisso busca três objetivos: propiciar a todas as pessoas o acesso à energia, aumentar a eficiência energética global e elevar a participação de fontes renováveis na geração de energia.
A Embraco direcionará suas ações para tornar seus produtos cada vez mais eficientes energeticamente. Para isso, a empresa se compromete a ter a eficiência energética como um de seus direcionadores do desenvolvimento tecnológico e a oferecer ao mercado global soluções com nível de eficiência energética acima do exigido pelas legislações, que variam conforme o país.
De acordo com a diretora de Sustentabilidade da Embraco, Rosangela Coelho, a Embraco já pratica os pontos firmados com as Nações Unidas mas, ao declará-lo oficialmente, reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável. “O setor de refrigeração responde por 15% do consumo global de energia, portanto, entendemos a importância de desenvolvermos soluções cada vez mais eficientes”, completa.
Painel
Além de assinar o compromisso com a ONU, a Embraco participou, neste sábado (16/06) do painel sobre energia que integra a programação do Corporate Sustainability Forum, o principal evento para as empresas na Rio + 20.
Diálogo Brasil
A Embraco também contribuirá com o debate sobre o desenvolvimento sustentável durante a Rio + 20. A empresa foi escolhida para participar de um seleto grupo internacional de 50 executivos e formadores de opinião, que debaterá como o setor privado pode desenvolver um plano claro e objetivo, com ações para os próximos cinco anos. Esta é a primeira atividade no Brasil do Renegeration Project, iniciativa global da SustainAbility e GlobeScan. O evento Diálogo Brasil – Construindo um Roadmap para o Desenvolvimento Sustentável – será realizado nesta quarta-feira (20/06), no Windsor Barra – Salão Imperial, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Pacto Global
Signatária do Pacto Global desde 2005, a Embraco é uma das empresas a reafirmar o apoio ao desenvolvimento sustentável durante o evento no Rio de Janeiro. O presidente da Embraco, Roberto H. Campos, faz parte da lista de empresários que assinam a Carta Compromisso do Pacto Global para Rio + 20, dirigida à presidente da República, Dilma Rousseff. Na carta, declara seguir 10 compromissos de sustentabilidade, entre eles, buscar o resultado econômico sustentável e direcionar o investimento social para fortalecer a inclusão social, a educação, o desenvolvimento de competências para a sustentabilidade e promover a diversidade humana e cultural. A carta também oferece sugestões para o avanço das políticas públicas, como o fortalecimento da educação em todos os níveis, com destaque para o desenvolvimento sustentável, e apoio às empresas que assumam os riscos de introduzir novos produtos e serviços mais sustentáveis.
Sobre a Embraco
A Embraco é líder mundial no mercado de compressores herméticos para refrigeração – o principal responsável pela produção do frio em um sistema de refrigeração. Com atuação global e capacidade produtiva superior a 35 milhões de unidades ao ano, a Embraco oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia. Seus 12 mil funcionários trabalham nas fábricas e escritórios localizados no Brasil (a sede fica em Joinville-SC), na China, Itália, Eslováquia, México e Estados Unidos.
1147