Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Sustentabilidade

Ernst & Young Terco apresenta seu primeiro Relatório de Sustentabilidade

25/04/2012

A Ernst & Young Terco divulga, nesta quarta-feira, seu Relatório de Sustentabilidade 2011. “O Relatório demonstra o estágio de inserção dos aspectos econômicos, sociais e ambientais em nossas práticas de consultoria e auditoria, bem como nosso compromisso com uma visão de negócios de longo prazo, a partir do desenvolvimento da sociedade e das pessoas que dela fazem parte. Temos certeza de que alavancamos resultados concretos e positivos em nossa rede de relacionamentos”, comenta Jorge Menegassi, presidente da Ernst & Young Terco no Brasil. “Acreditamos que sustentabilidade é colaborar com a criação de um ambiente de confiança e credibilidade no mercado, fomentando a atividade econômica e ajudando a promover empregos e riqueza”, completa.

A Ernst & Young Terco é a primeira empresa do setor de serviços a atingir o nível máximo de transparência em relação à sua governança e ao seu desempenho ambiental, social e econômico, obtendo o nível A, de acordo com as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI), organização responsável por disseminar orientações para a elaboração de relatórios de sustentabilidade em todo mundo.

“Todo nosso trabalho, analisado e sintetizado nesse Relatório, reflete nossos valores e práticas apoiados pelos pilares de educação, empreendedorismo e meio ambiente. Um dos principais objetivos da Ernst & Young Terco é ajudar na construção de um ambiente econômico-financeiro mais sustentável, com vistas ao desenvolvimento de uma comunidade de negócios mais preparada para agir em momentos de adversidade”, afirma Zunara Carvalho, sócia da Ernst & Young Terco que coordena projetos de governança em responsabilidade socioempresarial.

Hoje, a empresa conta com mais de 4 mil funcionários no País, que são incentivados constantemente a buscar seu próprio desenvolvimento profissional. Em termos de desenvolvimento regional, por exemplo, na seleção e contratação, os profissionais locais das cidades em que a empresa atua são privilegiados. Dos 868 atuais gestores, 829 foram admitidos localmente. Em Brasília, Goiânia e Salvador, 100% deles nasceram na própria cidade.

A educação e a disseminação do conhecimento constituem pilar fundamental da empresa por meio do desenvolvimento de estudos que apoiam o empresariado e a sociedade na compreensão do ambiente econômico e de negócios e de investimentos no desenvolvimento de seus profissionais – de trainees a sócios. A meta, até 2016, é promover mais de 5 milhões de horas de treinamento.

Outra ação importante foi a criação, em 2007, da Ernst & Young University, que conta com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro e oferece mais de 200 cursos nos níveis de graduação, pós-graduação e educação continuada. Com reitor próprio – que responde diretamente ao presidente –, a Ernst & Young University foi escolhida, em 2011, pela terceira vez consecutiva, como a melhor universidade corporativa do País pelo International Quality & Productivity Center (IQPC). Por ano, são 15 mil participações. Entre 2010 e 2011, a média de horas de treinamento por profissional subiu de 73 para 81. Como consequência, os investimentos em atividades de capacitação mais do que dobraram entre 2010 e 2011. “Com tais números, acreditamos fortemente que estamos ajudando a treinar e qualificar as pessoas que ajudarão a definir o futuro do País”, diz Menegassi.

Outro pilar importante é o desenvolvimento de empreendedores e o fortalecimento de suas empresas a fim de gerar oportunidades para as pessoas e crescimento para o País. O empreendedorismo orienta o modelo de negócios e o posicionamento da Ernst & Young Terco como consultores de empresas com alto potencial de crescimento, contribuindo diretamente para o aperfeiçoamento dos processos de profissionalização, gestão de negócios e riscos, governança corporativa e captação de investimentos.

“Além de gerar empregos diretos, empreendedores impulsionam a economia e promovem os saltos de inovação necessários para romper paradigmas e promover a real evolução do mercado e da sociedade. Acreditamos que o empreendedorismo proporciona um ambiente de negócios dinâmico, no qual pessoas e organizações têm a oportunidade de concretizar seu potencial e contribuir para a construção de uma economia mais madura. As empresas tornam-se mais sólidas e bem-sucedidas e um círculo virtuoso move os negócios, alimenta a economia e sustenta o desenvolvimento econômico e social do País”, cita Mauro Terepins, vice-presidente de Mercados da Ernst & Young Terco.

No que se refere ao meio ambiente, as questões socioambientais ganham cada vez mais importância no mundo corporativo. A Ernst & Young Terco busca identificar empresas no setor de tecnologias limpas e com serviços de alta qualidade e profissionais capacitados em cada setor de energia (eólico, solar, biocombustível, biomassa, hidrelétrica, resíduos sólidos e reciclagem) e contribui para a disseminação do uso consciente e responsável de recursos naturais e das tecnologias mais amigáveis ao meio ambiente.

O Relatório de Sustentabilidade da Ernst & Young Terco está disponível no site da empresa e também no aplicativo EY Insights, disponível para iPad e plataforma Android. 

1393

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */